Litoral Sul

Ipojuca informa que concurso sob suspeita de fraude está suspenso

Maria Luiza Veiga
Maria Luiza Veiga
Publicado em 16/04/2015 às 15:50
Leitura:

Operação Mercador da Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão de envolvidos na fraude de concurso público em Ipojuca. / Foto: Alexandre Belém/ JC Imagem

Operação Mercador da Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e apreensão de envolvidos na fraude de concurso público em Ipojuca. Foto: Alexandre Belém/ JC Imagem

Investigado sob acusação de fraude, o concurso para agente de trânsito do município de Ipojuca, no Grande Recife, já havia sido suspenso em janeiro deste ano, informou nesta quinta-feira (16), a prefeitura de Ipojuca, localizada no Litoral Sul de Pernambuco. A prefeitura informou que a suspensão se deu pela suspeita de  atos fraudulentos por parte dos candidatos.

Ainda nesta quinta-feira, a Polícia Civil do Estado lançou a operação Mercador, para cumprir mandados de prisão e apreensão de envolvidos na fraude de concurso público em Ipojuca.

As investigações iniciaram há dois meses e onze suspeitos foram detidos nesta quinta e encaminhados ao Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, no Recife. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp).

Em nota, a Prefeitura de Ipojuca informou, além da suspensão da prova, que formulou denúncia ao Ministério Público de Pernambuco e que "solicita intervenção e investigação sobre alegações de fraudes formuladas por candidatos."

Veja a íntegra da nota abaixo

"Prefeitura do Ipojuca suspendeu desde janeiro concurso investigado pela Operação Mercador

Solicitação de apuração foi encaminhada para o Ministério Público de Pernambuco pela própria prefeitura do município

O Município do Ipojuca esclarece que a Operação “Mercador”, deflagrada nesta quinta-feira (16) pela Polícia Civil de Pernambuco, incluiu em suas investigações o concurso da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Ipojuca (AMTTRANS), para provimento de cargos de agentes de trânsito, através do Edital n° 01/2014, sob a responsabilidade do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE).

Sobre os fatos, a Prefeitura do Ipojuca informa que SUSPENDEU a prova final do referido concurso, através do ofício n° 018/2015, de 13 de janeiro de 2015, e que formulou DENÚNCIA, conforme Petição datada de 23 de janeiro de 2015, ao Ministério Público de Pernambuco. No documento, a Prefeitura solicita intervenção e investigação sobre alegações de fraudes formuladas por candidatos.

Deoclécio Lira Sobrinho
Secretário de Administração do Ipojuca."

Investigações iniciais apuram o envolvimento de funcionários públicos na suspeita de fraude. 

Ainda não se tem informação se mais concursos foram fraudados. A Polícia Civil informa que dará mais detalhes sobre as investigações em coletiva que será realizada nesta sexta-feira (17).

Mais lidas