Tartarugas marinhas

Ninho eclode e 86 tartarugas-de-pente nascem em Boa Viagem

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 06/04/2015 às 16:14
Leitura:

Dos 127 ovos encontrados no ninho, 36 não eclodiram e cinco morreram antes de chegar ao mar / Foto: Adriano Artoni/cortesia

Dos 127 ovos encontrados no ninho, 36 não eclodiram e cinco morreram antes de chegar ao mar Foto: Adriano Artoni/cortesia



Filhotes era da tartaruga-de-pente, que passam de 45 a 60 dias para nascerem

Filhotes era da tartaruga-de-pente, que passam de 45 a 60 dias para nasceremFoto: Adriano Artoni/cortesia

Um ninho de tartaruga marinha da espécie pente eclodiu na tarde desta segunda-feira (6) na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e 86 filhotinhos nasceram. Dos 127 ovos, apenas 36 não eclodiram e cinco animais que já haviam saído dos ovos morreram tentando sair do ninho.

O nascimento dos filhotinhos foi acompanhado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Recife (Semas), pela Brigada Ambiental e pelo voluntário do projeto Tamar o ambientalista Adriano Artoni. Populares que estavam na praia, na altura da barraca 57, próximo ao Clube da Águias, também testemunharam a eclosão do ninho.

Essa é a terceira desova registrada pela Semas em 2015. A Praia de Boa Viagem ainda conta com um segundo ninho de tartaruga marinha, localizado próximo ao posto 6, que deve eclodir no final deste mês. Até lá, a Brigada Ambiental fará rondas todos os dias no local. O telefone de contato da Semas é 0800.720.4444.

Tartarugas-de-pente podem medir até 1,20 e pesar 90kg

Tartarugas-de-pente podem medir até 1,20 e pesar 90kgFoto: Projeto Tamar

As tartarugas-de-pente é uma das quatro espécies que desovam no litoral pernambucano. Encontrada nas águas tropicais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, onde migram entre as áreas de alimentação e reprodução, as tartarugas dessa família desovam a cada 2 ou 3 anos e po?m em média 130 ovos. os animais costumam chegar aos 90kg e medir até 1,20m.

Mais lidas