Patrimônio

Após roubos, Polícia Federal identifica vulnerabilidade na Casa-Museu Gilberto Freyre

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 30/03/2015 às 8:22
Leitura:

Vitrine que continha objetos históricos foi quebrada / Foto: Polícia Federal/Divulgação

Vitrine que continha objetos históricos foi quebrada Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal em Pernambuco, após realizar as primeiras investigações na Casa-Museu Gilberto Freyre, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife, alvo de bandidos na última sexta-feira (27), detectou a falta de segurança no local. Segundo o órgão, não há câmeras dentro nem ao redor da casa, e não há profissionais de segurança privada ou pública fazendo vigilância.

Este foi o segundo arrombamento no museu em menos de 15 dias; na madrugada do dia 16 de março o local também foi invadido. Anéis, pulseiras, relógios, facas, talheres, medalhas e condecorações recebidas pelo escritor estão entre os itens levados pelo(s) bandido(s) na madrugada de sexta, entre elas o título de Sir (Cavaleiro do Império Britânico), conferido pela rainha Elizabeth II.

Bandidos entraram por telhado do banheiro

Bandidos entraram por telhado do banheiroFoto: Polícia Federal/Divulgação

Agentes federais, delegados, peritos e papiloscopista que participam das investigações encontraram impressões digitais e amostras de sangue em uma toalha e em uma das medalhas condecorativas. O material recolhido passará por exame de DNA para tentar identificar os suspeitos.

A hipótese é que uma ou duas pessoas participaram diretamente da ação, e que o objetivo seria o valor aquisitivo das peças, não o histórico. De acordo com a PF, a(s) pessoa(s) entraram no imóvel pelo telhado que dá acesso ao banheiro. No dia 16, entraram pela parte de trás do museu, forçando a grade de ferro.

Manchas de sangue passarão por exame de DNA

Manchas de sangue passarão por exame de DNAFoto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Militar trabalha em conjunto com a PF, realizando buscas na região para tentar obter informações sobre os suspeitos. Caso sejam presos, os criminosos serão autuados por deterioração de bem especialmente protegido e furto qualificado, e podem pegar pelas que variam de 1 a 3 anos e 2 a 8 anos de reclusão, respectivamente.

A PF pede para que, caso alguém tenha informações sobre o crime ou sobre as peças roubadas, denuncie através do número (81) 3421-9595. O anonimato é garantido.

Polícia Federal/Divulgação
Casa-Museu foi alvo de bandidos duas vezes em menos de 15 dias - Polícia Federal/Divulgação
Polícia Federal/Divulgação
Criminosos reviraram objetos históricos e levaram itens da coleção do escritor - Polícia Federal/Divulgação
Polícia Federal/Divulgação
Polícia Federal investiga o caso - Polícia Federal/Divulgação
Polícia Federal/Divulgação
Vitrine em que estavam medalhas e condecorações foi quebrada - Polícia Federal/Divulgação
Polícia Federal/Divulgação
Objetos roubados têm mais valor sentimental que aquisitivo - Polícia Federal/Divulgação

Mais lidas