Zona Sul

Golfinho encalha e é resgatado na Praia de Boa Viagem

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 29/03/2015 às 13:44
Leitura:

O golfinho foi encontrado nas imediações do cruzamento com a Rua Bruno Veloso / Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

O golfinho foi encontrado nas imediações do cruzamento com a Rua Bruno Veloso Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um golfinho ficou encalhado em um banco de areia da Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã deste domingo (29). 

O animal foi encontrado por banhistas nas imediações do cruzamento com a Rua Bruno Veloso, no Posto 7. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e cuidou do golfinho até a chegada do Projeto Tamar, que transportou o mamífero até o Projeto Peixe Boi, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal estava debilitado e com alguns ferimentos, provavelmente decorrente da "luta" para escapar de redes de pescaria.

Segundo a veterinária Adriana Vieira de Melo, muitos motivos podem ter feito o golfinho "se perder" na Praia de Boa Viagem: "O golfinho pode ter ficado desorientado após sofrer alguma lesão ou pancada ou pode ter sofrido algum processo que afetou os cristais magnetitas que ele tem no cérebro e que são responsáveis por guiá-lo através dos campos magnéticos da terra". A veterinária afirmou que processos como grande luminosidade, causada pelo excesso de navegações em alto mar, ou a poluição, podem causar danos nestes cristais. 

O animal foi transportado para a Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado

O animal foi transportado para a Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do EstadoFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

O transporte do animal foi feito na caçamba de um veículo do Projeto Tamar, onde o mamífero ficou enrolado com toalhas molhadas. O Corpo de Bombeiros escoltou o carro da Praia de Boa Viagem até a Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado. Ainda segundo a veterinária, esta é uma das melhores formas de transportar o animal: "além das toalhas molhadas, os cuidadores devem despejar água no recipiente que o golfinho tem no dorso, porque mesmo sendo um mamífero, ele é um animal aquático, que pode ser transportado fora da água mas não deve ficar no seco, pois o aumento da sua temperatura pode acarretar em uma hipertermia e uma hiperventilação."

 

 

Mais lidas