#UseSeuPoder

Prédios públicos e privados aderem à Hora do Planeta no Recife

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 28/03/2015 às 9:02
Leitura:

Prédio públicos e pontos turísticos do Recife ficam às escuras nesta hora do planeta / Foto: Clemilson Campos/ Acervo/ JC Imagem

Prédio públicos e pontos turísticos do Recife ficam às escuras nesta hora do planeta Foto: Clemilson Campos/ Acervo/ JC Imagem

Sessenta minutos no escuro. Batizado de Hora do Planeta, o ato simbólico de apagar as luzes de casas, empresas, pontos turísticos e instituições públicas por uma hora é seguido no mundo todo. Durante este período no escuro, a população deve demonstrar sua preocupação com o meio ambiente e pensar em um futuro mais sustentável. No Recife, os shoppings Tacaruna,  Plaza, Recife, RioMar e Paço Alfândega participam da ação, além do empresarial JCPM Trade Center e prefeitura . Todos esses locais apagarão suas fachadas das 20h30 às 21h30 deste sábado (28).

Organizada mundialmente desde 2007 pela Rede WWF, o Brasil chega à 7ª edição da campanha que vem com o slogan #UseSeuPoder para reverter o aquecimento global. O Shopping Recife, em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, participa pela quinta vez consecutiva apagando todas as luzes das fachadas externas e do principal totem com a marca do mall. Além da área externa, algumas lojas do centro de compras também vão aderir à causa e desligarão a iluminação do letreiro em suas entradas.

O mesmo acontece no RioMar, no Pina, também na Zona Sul. O mall mais novo do Grande Recife ficará com sua fachada apagada durante a Hora do Planeta. Vizinho ao centro de compras, o JCPM Trade Center irá desligar os refletores que iluminam a entrada do empresarial. Na área central do Recife, o Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, adere ao movimento internacional e desliga as luzes da fachada das 20h30 às 21h30. Outros shoppings como Plaza e o Paço Alfândega também participam do ato simbólico.

A Hora do Planeta é a realizada em todo mundo das 20h30 às 21h30 locais

A Hora do Planeta é a realizada em todo mundo das 20h30 às 21h30 locaisFoto: divulgação

A prefeitura da capital pernambucana, por sua vez, deixará o Marco Zero, no Bairro do Recife, às escuras neste sábado. A iluminação do logradouro será desligada em um ato contra o aquecimento global. Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a iniciativa ainda contará com apresentações culturais no local, enquanto as luzes ficarem desligadas.

A apresentação começará com uma performance teatral falando sobre a importância da Hora do Planeta e, em seguida, integrantes da Escola Pernambucana de Circo vão mostrar ao público suas habilidades em manusear tochas e malabares florescentes. Fechando o espetáculo, haverá apresentações do Maracatu Maracambuco. Além da praça do Marco Zero, também ficará sem luz o Parque das Esculturas, a Caixa Cultura, e o Centro de Artesanato de Pernambuco, todos no Bairro do Recife.

No Brasil, somente no ano passado, 144 municípios participaram da Hora do Planeta. Durante uma hora, 627 monumentos ficaram no escuro, entre eles, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Monumento às Bandeiras, em São Paulo, e em Brasília a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. No mundo todo, a estimativa do WWF é que mais de um bilhão de pessoas adotem a iniciativa. São 7 mil cidades, em 162 países, unidas pela mesma causa: o clima do planeta.

Conhecidos monumentos mundiais, como o Big Ben, a Grande Muralha da China, as pirâmides do Egito e a Torre Eiffel também abrem mão da iluminação em prol da iniciativa. No filme de divulgação da Hora do Planeta 2015, celebridades como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, e os atores Mark Ruffalo e Emma Thompson aparecem pedindo ações de impacto para mudanças climáticas.



NE10 adere campanha e não atualizará portal por uma hora

NE10 adere campanha e não atualizará portal por uma horaFoto: reprodução

NE10 NA HORA DO PLANETA - O NE10, portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), irá aderir ao movimento mundial contra o aquecimento global. Durante a Hora do Planeta, das 20h30 às 21h30, o internauta que acessar o www.ne10.com.br vai encontrar um alerta (light box) com o aviso de que não haverá atualização das notícias ou de suas redes sociais por uma hora. Entretanto, o usuário que preferir navegar no portal poderá clicar no interruptor e acessar as notícias postadas até as 20h30. Após os 60 minutos de "paralisação", as atividades serão retomadas.

Mais lidas