Solidariedade

Cães abandonados na Encruzilhada serão tratados e colocados para adoção

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 25/03/2015 às 18:38
Leitura:

Cães foram deixados para trás depois de inquilinas saírem de imóvel que estava alugado / Foto: Diego Nigro/JC Imagenm

Cães foram deixados para trás depois de inquilinas saírem de imóvel que estava alugado Foto: Diego Nigro/JC Imagenm

A situação dos quase 80 cães abandonados em um imóvel no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, na semana passada, foi definida nesta quarta-feira (25) após uma reunião entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Recife (PCR) e o representante do proprietário da casa localizada na Avenida Norte, nº 2473.

Os animais serão colocados para adoção em duas feiras no Recife

Os animais serão colocados para adoção em duas feiras no RecifeFoto: Diego Nigro/JC Imagem

Ficou definido que a Secretaria de Defesa dos Animais (Seda), o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e a Vigilância Sanitária do Recife ficarão responsáveis por tratar da saúde os animais, realizar feiras de adoção e higienizar o ambiente onde os cães foram deixados. Em contrapartida, o dono do imóvel onde os bichos foram deixados para trás pelas antigas inquilinas deverá permitir que os cachorros permaneçam no local por mais 90 dias.

Nesta quinta-feira (26), um grupo com cerca de 20 animais, que estão com a saúde debilitada, serão encaminhados pelo CVA para tratamento veterinário. A Seda informou que 11 veterinários estão destinados para cuidar desses cães que passarão por cirurgias de castração e demais procedimentos, como retirada de tumores, correções ortopédicas, entre outros. Todos os cães também serão identificados com microchips, higienizados e vacinados contra raiva.

Grupo de 11 veterinários da Seda está destinado para tratar animais doentes

Grupo de 11 veterinários da Seda está destinado para tratar animais doentesFoto: Diego Nigro/JC Imagem

Aqueles cães que estiverem aptos para serem adotados serão encaixados em uma feira de adoção, programada para este domingo (29), das 12h às 17h, no estacionamento do RioMar Shopping, no Pina, Zona Sul do Recife. O evento já estava programado pela Secretaria de Defesa dos Animais contará com outros animais além dos abandonados na casa da Encruzilhada.

Uma nova feira de adoção está programada para o mês de abril, mas ainda não há data ou local definidos. Este evento será exclusivo para adoção dos animais deixados no imóvel na última semana. Até o final do prazo de 90 dias, o local onde os cães estão vivendo será higienizado pela Vigilância Sanitária do Recife.

O CASO - Depois de ingressar na Justiça contra duas inquilinas que não pagavam mais o aluguel, o empresário Gustavo Pereira conseguiu uma ordem de despejo e se surpreendeu com a quantidade de cães que havia no lugar: quase 80 animais famintos e mal-tratados. Segundo moradores do bairro, as inquilinas residiam no lugar há oito anos, mas eram bastante reservadas.

Mais lidas