Apac

Meteorologista afirma que novas trombas d'água na RMR são improváveis

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 04/03/2015 às 20:10
Leitura:

Fortes trombas d

Fortes trombas d'água são comuns nos EUA; a do Grande Recife foi considerada de baixa intensidade Foto: AFP

Em pleno verão, o Grande Recife registrou pancadas de chuva nesta quarta-feira (4), além de tempo nublado em algumas regiões. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o "friozinho" em meio ao calor deve se repetir nesta quinta-feira (5). Porém, desde que uma tromba d'água assustou banhistas na praia de Piedade no último domingo (1º), muitas pessoas estão apreensivas para saber se alguma nova "surpresa" pode acontecer, principalmente, quando chove forte.

Para o metrologista da Apac Thaigo do Vale, o fenômeno que aconteceu em Jaboatão dos Guararapes e ganhou as redes sociais é muito raro no Nordeste do Brasil. "Não temos aqui as condições climáticas ideais para que trombas d'água ou tornados aconteçam com frequência. No Brasil é mais comum na região Sul", disse o especialista, que acrescentou: "O que aconteceu aqui foi muito fraco. Foi uma tromba pequena e rápida. É muito improvável que volte a acontecer nos próximos dias. Mas não dá para dizer que nunca mais possa ter uma".

Ainda segundo Thiago do Vale, uma tromba d'água "é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente". O vocabulário irreverente do pernambucano também pode causar alguma confusão sobre o assunto: "As pessoas costumam chamar uma chuva muito forte de tromba d'água, mas cientificamente isso está errado", explica o meteorologista.

Os fenômenos naturais como os tornados e as trombas d'água causam muita curiosidade. No YouTube, inclusive, há um canal, o The Storm, em que são postados vídeos desse tipo de situação.Confira um flagra registrado no dia 19/08/2014, em Genova.

GRANDE RECIFE - No último domingo, quem estava na praia de Piedade, em Jaboatão, na hora em que o fenômeno aconteceu registrou imagens que foram enviadas ao NE10. A cena assustou banhistas e moradores da área. Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros informou que ninguém ficou ferido com a incidência da tromba d'água.

Veja imagens da tromba d'água em Piedade no último domingo:

Mais lidas