Danos Morais

Audiência contra Danilo Gentili termina sem data para resultado

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 04/03/2015 às 18:15
Leitura:

Em seu antigo programa, Danilo Gentili comparou doadora de leite materno ao Kid Bengala / Foto: divulgação

Em seu antigo programa, Danilo Gentili comparou doadora de leite materno ao Kid Bengala Foto: divulgação

A primeira audiência do caso em que os humoristas Danilo Gentili e Marcelo Mansfield são acusados de agredir verbalmente a técnica de enfermagem Michele Maximino, de 32 anos, conhecida por ser a maior doadora de leite materno do Brasil, terminou com poucas definições. Realizada no Fórum de Olinda, no Grande Recife, nesta quarta-feira (4), a sessão contou apenas com a presença dos advogados de defesa dos humoristas e da TV Bandeiras, também citada no processo de danos morais.

Presidida pela juíza Regina Célia Maranhão, a audiência de instrução foi marcada pelos depoimentos da técnica de enfermagem e de outras duas testemunhas de acusação. A queixa é contra um quadro do programa "Agora é Tarde", exibido em outubro de 2013, em que Danilo chamou a pernambucana de "vaca" e a comparou com o ator pornográfico Kid Bengala por causa do tamanho de seus seios.

O próximo passo do processo é aguardar que os réus sejam ouvidos pela Justiça de São Paulo. Para isso, no dia 12 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) emitiu uma carta precatória enviada ao estado paulista. Somente após a resposta das cartas as partes fazem suas alegações finais, sendo, assim, marcada a data para a leitura da sentença do caso. O documento, no entanto, ainda não retornou a Pernambuco.

Atualmente Danilo Gentili apresenta o programa The Noite, no SBT. Enquanto o julgamento era realizado em Olinda, o humorista fazia postagem relacionadas ao seu programa no Twitter, assim como comentários sobre filmes indicados ao Oscar 2015.



INTERNET - Em outubro de 2013, O TJPE determinou que a Band retirasse da internet o trecho do programa "Agora É Tarde" em que o humorista Danilo Gentili faz piada sobre Michele, sob a pena do pagamento de multa diária de R$ 5 mil. Como a empresa de TV recorreu, é necessário aguardar o fim do processo.

ENTENDA O CASO - Com a ajuda do marido, a técnica de enfermagem Michele Maximino rodava, semanalmente, cerca de 80 km da cidade de Quipapá até Caruaru para doar leite à maternidade Jesus de Nazareno. Em 11 meses, foram fornecidos 417 litros de leite. O gesto foi transformado em piada pelo apresentador, que, usando uma foto dela sem autorização comentou: 'em termos de doação de leite, ela está quase o Kid Bengala'. O comentarista Marcelo Mansfield seguiu a mesma linha: 'ela não é uma espanhola, mas uma América Latina inteira'. A repercussão dos comentários, sobretudo nas redes sociais, mudou a rotina do casal, que tem dois filhos. A família da técnica em enfermagem, que está desempregada, teve que se mudar da cidade de Quipapá, Zona da Mata Sul de Pernambuco, onde morava devido às chacotas da população local.

DOAÇÕES - Apesar de ainda amamentar a filha, Michele deixou de fazer doações ao banco de leite. A última foi feita há seis meses. Agora, ela pretende fazer uma nova doação até esta sexta-feira (6), com até 2 litros para o Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, cujo banco está com estoque em baixa.

Mais lidas