Ninho

Ovos de tartaruga são monitorados em Boa Viagem

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 13/02/2015 às 7:41
Leitura:

Área dos ovos foi isolada para proteção dos filhotes / Foto: Divulgação/PCR

Área dos ovos foi isolada para proteção dos filhotes Foto: Divulgação/PCR

Os ovos de uma tartaruga marinha estão sendo monitorados na praia de Boa Viagem, nas imediações do quiosque 57, na Zona Sul do Recife.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Smas), a área foi isolada na tarde dessa quinta-feira (12), após desova do animal durante a madrugada.

A Semas, com o apoio da Brigada Ambiental e da Emlurb, colocou rede e estacas em uma área de quatro metros quadrados. 

De acordo com o gerente de Controle Ambiental da secretaria, Ismael Cassimiro, os cerca de 100 ovos do ninho devem levar de 40 a 60 dias para eclodir. "“Fizemos o isolamento para evitar que curiosos toquem ou mexam no ninho, qualquer toque pode comprometer o nascimento dos filhotes", explica.

Moradores e comerciantes do local registraram o momento em que a tartaruga depositou os ovos na areia. Veja vídeo da comerciante Sandra Bernardo:

A Secretaria de Meio Ambiente pede à população que avise, por meio do telefone 0800.720.4444, caso identifique uma desova, para que as devidas medidas de proteção sejam tomadas. A pasta orienta ainda que, nesses casos, não se deve ficar muito próximo dos animais nem direcionar luzes em sua direção.

Mais lidas