SEGURANÇA NA FOLIA

Governo não acredita em greve da PM e garante segurança no Carnaval

Mariana Dantas
Mariana Dantas
Publicado em 03/02/2015 às 17:59
Leitura:

Nesta terça, a SDS anunciou o esquema de segurança para o Carnaval / Foto: Mariana Dantas/NE10

Nesta terça, a SDS anunciou o esquema de segurança para o Carnaval Foto: Mariana Dantas/NE10

Apesar de não acreditar na possibilidade de greve da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros durante o Carnaval e afirmar que o Governo está empenhado em atender as reivindicações da categoria, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, disse na tarde desta terça-feira (3) que o Estado tomará todas as providências para garantir a segurança a festa e, se for necessário, solicitará apoio das forças federais. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa, realizada na sede da SDS, para divulgação do esquema de segurança durante a festa de Momo.

As negociações entre o Governo e os policiais tiveram início no dia 21 de janeiro, quando a categoria decidiu suspender a assembleia realizada no Centro de Convenções após receber um comunicado do Governo do Estado para iniciar um diálogo. "Já realizamos várias reuniões para discutir as propostas e avaliar o seu impacto financeiro. Precisamos agir com responsabilidade e estabilidade financeira. Mas acredito no sucesso das negociações", disse o secretário.

Alessandro Carvalho afirmou ainda que a maioria das reivindicações está relacionada com pedidos de promoções, já que a questão salarial só deve ser tratada a partir de junho, período do dissídio da categoria. As negociações estão sendo avaliadas por um Núcleo de Gestão coordenado pelos secretários de Defesa Social, de Administração, Milton Coelho, de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, e comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Nesta quarta-feira (4), o grupo deverá se reunir novamente na sede da Secretaria de Administração, no Pina, às 15h, para definir a proposta que será apresentada aos policiais.

Já os PMs e Bombeiros estão com assembleia agendada para o próximo dia 10 de fevereiro, dois dias antes do Carnaval, para analisar o resultado das negociações.

EFETIVO NO CARNAVAL - Para garantir a segurança dos foliões, 35.353 profissionais de segurança serão lançados nas ruas entre de 13 a 18 de fevereiro.  Cada lançamento corresponde a um turno de trabalho de 12 horas. Ou seja, apesar de o total de profissionais de segurança de Pernambuco corresponder a 27.500 (entre policiais militares, civis e bombeiros), muitos trabalharão em mais de um dia durante a folia, tanto na Região Metropolitana, como no litoral e interior.

O número de policiais que estarão nas ruas durante o Carnaval é praticamente o mesmo do ano passado. "Não sei precisar a diferença, mas o número é bem parecido, realizamos apenas pequenos ajustes. Mas o nosso efetivo já está acostumado em trabalhar na festa e garantir a segurança do folião", disse Alessandro Carvalho.

De acordo com a SDS, a distribuição do efetivo nos dias e locais de folia levou em consideração os horários e a demanda de público de cada evento. O Galo da Madrugada recebeu uma atenção especial. Serão mais de 5 mil agentes da PM, PC e Corpo de Bombeiros que irão trabalhar durante o desfile do bloco, além do apoio de dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e da câmeras da Central de Videomonitoramento (Ciods).

No dia do Galo, dois Juizados do Folião do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também funcionarão das 13h às 21h, no Fórum Thomaz de Aquino (Av. Martins de Barros) e na Estação Central do Metrô (Rua Floriano Peixoto).

Entre as cidade da Grande Recife, o reforço maior será na capital pernambucana, que além do Bairro do Recife conta com 63 palcos descentralizados de folia. Serão 6.148 profissionais com plantões distribuídos entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Já em Olinda, irão trabalhar 2.276 agentes, em plantões divididos entre 14 e 17 de fevereiro.

Mais lidas