Réus

JFPE recebe denúncia contra cinco investigados na Operação Trevo

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 23/01/2015 às 19:36
Leitura:

A JFPE recebeu a denúncia do Ministério Público Federal e os suspeitos agora são réus na ação penal que investigas crimes contra o sistema financeiro  / Foto: Divulgação/PF-PE

A JFPE recebeu a denúncia do Ministério Público Federal e os suspeitos agora são réus na ação penal que investigas crimes contra o sistema financeiro Foto: Divulgação/PF-PE

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o segundo grupo da Operação Trevo, denominado "A Paraibana", foi recebida pela Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) nesta sexta-feira (23). Com isso, mais cinco investigados viraram réus na ação penal que apura crimes contra o sistema financeiro e a economia popular.

Foram denunciados um gerente e outros quatro integrantes da suposta quadrilha. Os réus foram citados e terão agora um prazo de dez dias para apresentar defesa por escrito.

As investigações desvendaram que, desde março de 2014, os integrantes do grupo realizavam atividades típicas de empresas seguradoras, operando como instituição financeira, porém sem a devida autorização. Os réus realizavam empréstimos com dinheiro proveniente da atividade criminosa, cobrando sobre as dívidas resultantes juros acima do dobro da taxa permitida por lei.



Ainda de acordo com as investigações, o grupo utilizava "laranjas" para esconder a propriedade de bens e valores conseguidos por meio da atividade criminosa, recebendo a colaboração de pelo menos um gerente da instituição financeira para abertura e movimentação das contas bancárias. Esse fato motivou a inclusão do gerente na lista de réus.

OPERAÇÃO TREVO – A Operação Trevo foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 11 de novembro do ano passado, quando desbaratou supostas organizações criminosas especializadas em fraudes com títulos de capitalização popular, jogos de azar, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro e a economia popular. Na ocasião, foram cumpridos diversos mandados de prisão, busca e apreensão, além de determinação de bloqueio de valores.

Mais lidas