Saúde

Dia do Farmacêutico é comemorado com ações no Parque 13 de Maio

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 20/01/2015 às 7:49
Leitura:

População será orientada sobre uso e descarte correto dos medicamentos / Foto: Agência Brasil

População será orientada sobre uso e descarte correto dos medicamentos Foto: Agência Brasil

Acontece até as 12h desta terça-feira (20), Dia do Farmacêutico, uma ação de orientação gratuita quanto ao uso correto dos medicamentos, no Parque 13 de Maio, área central do Recife. Vinte profissionais da capital pernambucana, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, da região metropolitana, irão atender a população que tiver dúvidas sobre o uso dos remédios, além de orientar sobre o acesso aos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, será lançada uma campanha para a coleta de remédios vencidos ou sem uso, que podem ser entregues na sede do Conselho Regional de Farmácia, na Rua Amélia, Espinheiro, Zona Norte do Recife. O objetivo é que a ação inclua todas as farmácias públicas e privadas do Estado. Segundo a superintendência de Farmácia de Pernambuco, a orientação é primordial para que o tratamento seja bem sucedido.

Além de tirar dúvidas, as pessoas que passarem pelo local podem fazer aferição de pressão arterial e exames de HIV e hepatites, em que receberão orientações e, caso o resultado seja positivo para a doença, serão encaminhadas para o serviço de referência para iniciar o tratamento. Desde 1983, 20.334 casos de Aids foram registrados em Pernambuco, com 7.465 óbitos.

A ação é promovida pela Farmácia de Pernambuco/Secretaria Estadual de Saúde (SES), Conselho Regional de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos e Associação Farmacêutica de Pernambuco, além de secretarias municipais e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial.

Na quarta-feira (21), haverá o I Fórum sobre Cuidados e Serviços Farmacêuticos, com a participação de 120 profissionais. O seminário será das 8h às 12h30, no auditório da Adufepe, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mais lidas