Saúde Básica

Cidades pernambucanas podem solicitar novos profissionais do Mais Médicos

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 15/01/2015 às 17:55
Leitura:

Pernambuco conta com 669 profissionais do Mais Médicos atuando em 95 municípios / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Pernambuco conta com 669 profissionais do Mais Médicos atuando em 95 municípios Foto: Guga Matos/JC Imagem

Os municípios pernambucanos que desejam aderir ao Mais Médicos devem solicitar a participação a partir desta sexta-feira (16) até o dia 28 de janeiro. O mesmo prazo deve ser obedecido pelas cidades que já fazem parte do programa federal e ainda sentem necessidade de solicitar mais profissionais para trabalhar nas suas unidades de saúde básicas.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pelo Ministério da Saúde, que vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contratação na Atenção Básica. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras de todo Brasil e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

Hoje, dos 184 municípios pernambucanos, 95 cidades contam com profissionais do Mais Médicos, totalizando o apoio de 669 profissionais mantidos com o apoio do Governo Federal. Entre as cidades que participam do programa estão Abreu e Lima, Recife, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, entre outros da Região Metropolitana da capital Pernambucana. No interior do Estado, grandes cidades como Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Sertânia e muitos outros. Confira a lista completa.

"A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante entrevista coletiva nesta quinta.

Para a nova chamada dos municípios interessados nos médicos vinculados ao programa federal, estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Segundo o Ministério da Saúde, foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido além das periferias de capitais e regiões metropolitanas.

BALANÇO – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% dos municípios do país e os 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.

Mais lidas