Desperdício

Compesa faz campanha sobre uso consciente da água no verão

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 14/01/2015 às 21:55
Leitura:

Consumo de água aumenta no verão, segundo a Compesa / Foto: AFP

Consumo de água aumenta no verão, segundo a Compesa Foto: AFP

Com o objetivo de consientizar os pernambucanos sobre como evitar desperdício de água no verão, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está promovendo campanhas de conscientização do consumo de água nas praias de Tamandaré e Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado.

A ação faz parte do programa Verão Legal, que já está em sua 7ª edição, e tem a proposta de fazer com que as pessoas revejam seus hábitos e aprendam a cuidar melhor da água para que ela não falte nesse período em que, segundo a Compesa, o consumo aumenta por causa do calor intenso.

Em Tamandaré, a programação da campanha teve início no último fim de semana e continua nos próximos sábado (17) e domingo (18). Uma estrutura foi montada na orla, nas proximidades da Igreja de São José, para atender os banhistas. Além de informações, há atividades lúdicas para as crianças. Já em Porto de Galinhas, será feita panfletagem no Centro e nas casas de veraneio nestas quinta (15) e sexta-feira (16).

No interior do Estado, a Compesa também irá realizar ações do Verão Legal, uma vez que há cidades que recebem grandes eventos e maior fluxo de visitantes nesta época do ano. Em Ouricuri, no Sertão, agentes da companhia levarão informações sobre o consumo consciente de água aos freqüentadores da Festa de São Sebastião. A abordagem aos participantes ocorrerá entre os dias 26 e 31 de janeiro, no pátio de eventos. Em Petrolina, também haverá conscientização no centro comercial da cidade e na orla.

» Dicas para economizar água neste verão

- Se for tomar banho de chuveirão, seja breve e feche-o assim que terminar;
- Não use mangueiras para molhar ruas e calçadas. Se a poeira subir, prefira usar baldes com água usada no banho ou da piscina;
- Não deixe crianças brincando com chuveiros e mangueiras;
- Quando encher a piscina, não deixe a água transbordar;
- Verifique as condições das descargas dos vasos sanitários da sua casa de veraneio. Vazamentos nesses aparelhos costumam ser vilões do consumo doméstico;
- Faça uma manutenção nas torneiras, chuveiros e bóias para eliminar riscos de vazamentos e desperdício.

Mais lidas