Mercado Pet

Hotéis para animais estão lotados para período de fim de ano no Recife

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 26/12/2014 às 15:23
Leitura:

Festejos de fim de ano podem trazer alterações no dia a dia dos pets e seus donos / Foto: divulgação/ Pet Palace Luxo

Festejos de fim de ano podem trazer alterações no dia a dia dos pets e seus donos Foto: divulgação/ Pet Palace Luxo

Os últimos dias do mês de dezembro são sempre muito agitados. Amigos se confraternizam, famílias viajam, pessoas saem de férias. Com isso, algumas vezes, o bichinho de estimação pode ficar um pouco sozinho em casa. Para evitar esse tipo de situação, muitos tutores de cães e gatos decidem deixar seus amigos de quatro patas em creches ou hotéis para animais. Serviços deste tipo não faltam na Grande Recife, alguns, inclusive, já estão com lista de espera desde o mês de setembro.

De acordo com a proprietária do Pet Palace Luxo, Mônica Dias, os animais ficam hospedados no hotelzinho localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, por cerca de dez dias, período em que a família realiza alguma viagem. "Há casos em que o animal chega a ficar 21 dias. Nesse período nós enviamos fotos e vídeos para os donos irem matando a saudade", contou a empresária.


Apartamentos climatizados e espaço de lazer garantem conforto e diversão na hospedagem
Fotos: divulgação/Pet Palace Luxo


Já no Paraíso dos Pet's, em Afogados, na Zona Oeste, o cãozinho é monitorado por câmeras e os donos dos animais podem acompanhar a movimentação através de um aplicativo no celular. "Todas as nossas vagas já estão reservadas. O período de maior procura é entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro. Os principais motivos para que os donos deixem os animais no hotel são as viagem (negócios/férias)", explicou a gerente do local, Telma Marques.

No Cordeiro, também na Zona Oeste, a proprietária do Pet Shop Mais que Amigo, Janete Moita Reis, conta que tenta oferecer em seu hotelzinho o ambiente aconchegante para o animal, evitando que o bichinho fique triste com as ausências de sua família. "Aqui nós deixamos os cães soltos o tempo todo e pedimos que o dono traga todos os brinquedos de seu animal, além de uma peça de roupa com o cheiro de casa ou da família", revela. Ela já chegou a ficar com um animal por um período de dois meses.

Em todas as empresas, os animais passam por um check-in em que são avaliados aspectos de saúde, anotados os hábitos dos bichinhos. Além disso, eles recebem uma higienização especial para conviver com outros pets. Vacinação em dia é uma exigência em todos os hotéis para animais de estimação. Os preços da diária são variados: de R$ 45 (cães pequenos e quarto sem ar-condicionado) até R$ 100 (ambiente exclusivo e refrigerado).

Mesmo com todo carinho e luxo que os pet shops oferecem aos bichinhos de estimação, alguns donos preferem levar seus amigo para onde forem. Neste caso, a veterinária Carolina Santoiane dá algumas dicas para o transporte:

- Ministrar um medicamento veterinário anti-vômito pelo menos 10 minutos antes da viagem;
- Deixar o animal no cinto de segurança especial (raças maiores) ou na caixinha (raças menores);
- Não deixar o bichinho na janela pois pode entrar sujeira no olho do animal ou causar desconfortos nos ouvidos do pet;
- Oferecer bastante água para o animal ao longo da viagem para mantê-lo hidratado;

Existem diversos tipo de cinto de segurança para cães poderem andar de carro

Existem diversos tipo de cinto de segurança para cães poderem andar de carroFoto: divulgação

Durante os festejos do fim do ano a veterinária do Pet Palace Luxo faz outros alertas, desta vez sobre a alimentação do bichinho. "Apesar de haver no mercado comidas natalinas específicas para cães e gatos não é indicado dar ao animal, ele pode passar mal por ter saído da sua rotina de alimentação". Segundo Carolina Santoiane também deve ser evitado oferecer comidas comuns nas ceias e bebidas alcoólicas. "Tem gente que dá de tudo para o animal, mas é tudo muito arriscado. Mas o mais importante é: não dar chocolate ao cachorro, pois é altamente tóxico", explica a especialista.

O barulho de fogos e a movimentação estranha de pessoas também foram lembrados pela médica veterinária. A indicação, nesses casos, é manter o animal em um quatro, de preferência climatizado, no qual os ruídos não estejam muito altos. Oferecer um medicamento homeopático que tranquiliza o animal também pode ser uma boa opção, porém o remédio deve entrar na rotina do pet pelo menos dez dias antes do início das festas mais barulhentas.

Mais lidas