Meio Ambiente

Moradores da Beira Rio retiram lixo acumulado no mangue

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 21/12/2014 às 18:37
Leitura:

Cerca de 200 sacos de lixo foram retirados do mangue pelos moradores.  / Foto: Divulgação

Cerca de 200 sacos de lixo foram retirados do mangue pelos moradores. Foto: Divulgação


Para conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente e promover um maior contato com o Rio Capibaribe, moradores do Edifício Giardino Beira Rio, localizado na Avenida Beira Rio, Zona Oeste do Recife, tiveram um domingo diferente. Unidos, retiraram cerca de 200 sacos de lixo cheios de entulhos que estavam no mangue. A ação contou com o apoio da Emlurb e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Quarenta crianças da vizinhança ajudaram na ação e ainda aproveitaram a opção de lazer na rua.

Quarenta crianças da vizinhança ajudaram na ação e ainda aproveitaram a opção de lazer na rua. Foto: Divulgação

Uma das organizadoras da ação, a funcionária pública Marcileide Sá conta que a ideia surgiu de uma conversa informal com outros moradores do edifício. “Ainda tinha muita natureza neste rio, sempre víamos capivaras, guaiamuns e galinhas d’águas nele. As calçadas na via estão sempre limpas, mas o mangue não estava. Algo precisava ser feito”.

Além da união dos condôminos e de moradores de edifícios vizinhos, foi preciso pedir autorização e apoio junto à secretaria de meio ambiente e da Emlurb. A CTTU também colaborou, bloqueando um trecho da via (entre as ruas Inhuma e Altinho), neste domingo (21), das 9h às 12h30, para que os moradores pudessem realizar o serviço.


O professor de oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Zanon Passavante doou 100 mudas da vegetação de mangue vermelho para serem plantadas após a limpeza. Marcileide ainda conseguiu uma muda de pau-brasil com o Jardim Botânico do Recife para colocá-lo em um canteiro da avenida. Como contribuição para fauna ainda foram soltos 15 guaiamuns.

As pessoas também aproveitaram o bloqueio para utilizar a via como espaço de lazer, com direito a crianças e adultos andando de bicicleta, jogo de amarelinha entre outras brincadeiras. “As crianças ficaram em êxtase”, disse orgulhosa a organizadora sobre a participação dos pequenos na limpeza do rio.

Divulgação
Cerca de 200 sacos de lixo foram retirados pelos moradores. - Divulgação
Divulgação
Uma muda de pau-brasil, cedida pelo Jardim Botânico do Recife, foi plantada em um canteiro próximo ao rio. - Divulgação
Divulgação
Emlurb contribuiu com sacos de lixo e um caminhão para recolhimento no final da limpeza. - Divulgação
Divulgação
- Divulgação
Divulgação
Moradores retiraram um sofá foi foi jogado no rio e estava preso no mangue. - Divulgação
Divulgação
Ao final caminhão da Emlurb recolheu todo o lixo e entulho achado no trecho. - Divulgação

Mais lidas