Beira Rio

Ação organizada por mães, neste domingo, pretende estimular consciência ambiental

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 18/12/2014 às 9:50
Leitura:

Programação propõe que pais e moradores retirem o lixo das áreas de manguezal / Foto: Mayara Araújo/Cortesia

Programação propõe que pais e moradores retirem o lixo das áreas de manguezal Foto: Mayara Araújo/Cortesia

Para conscientizar os filhos sobre as consequências do descarte irregular do lixo, cinco mães, moradoras do Edifício Giardino Beira Rio, no bairro da Madalena, Zona Norte da Cidade, promovem o Domingo do Rio Capibaribe, a partir das 9h deste domingo (21). A ação, realizada nas imedições da Avenida Beira Rio, próximas à Ponte da Capunga, propõe retirar o lixo que polui o mangue. A rua será interditada das 9h às 12h para que os pequenos circulem livremente e também brinquem com bicicletas, skate e patins.

Alguns animais ainda resistem à poluição do rio

Alguns animais ainda resistem à poluição do rioFoto: Mayara Araújo/Cortesia

Uma das mães organizadoras do evento, Marcileide Sá, assegura que a maré estará baixa no domingo, o que confere mais liberdade e segurança para o público infantil. "Nós queremos mudar o jeito das pessoas pensarem o rio. Eu caminho com os meus filhos e vejo que nas partes com menos poluição ainda vivem animais como guaiamus e algumas garças", ressalta.

A programação conta com palestra do professor de oceanografia da UFPE Zanon Passavante e uma exposição de vídeo sobre a importância de manter o mangue saudável. Logo depois, pais e moradores realizarão a retirada do lixo nas áreas de manguezal, plantarão mudas e soltarão guaiamus. Marcileide afirma que o organização planeja realizar o evento uma vez ao ano. "Este ano nós ainda não temos estrutura para receber muita gente, mas esperamos que essa ação seja a primeira de muitas".

O trecho interditado da Av. Beira Rio irá desde a Rua Altinho até a Rua Inhuma. Cavaletes da CTTU serão instalados para bloquear a passagem dos carros. As entradas dos condomínios do trecho estarão liberadas. Os motoristas que seguem no sentido Torre/Ilha do Leite podem desviar na Rua Inhuma. Os condutores que vêm do sentido oposto poderão entrar na Rua Altinho. Confira as rotas no mapa:

Mais lidas