Três análises

Estudo comprova contaminação da água nos chuveirões de Boa Viagem

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 12/12/2014 às 15:42
Leitura:

Ainda não há uma data definida para a remoção dos chuveirões / Foto: JC Imagem

Ainda não há uma data definida para a remoção dos chuveirões Foto: JC Imagem


O resultado de um estudo realizado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comprovou, nesta sexta-feira (12), que a água dos chuveirões da praia de Boa Viagem está contaminada. Após três análises, os pesquisadores dos cursos de química industrial e farmácia revelaram que a água possui altas concentrações de nitratos, fósforos e coliformes fecais.

De acordo com a professora responsável pela pesquisa, Silvana Calado, nesta última análise sete dos dez chuveirões analisados tinham taxas acima do indicado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Segundo ela, é possível que barraqueiros tenham colocado pastilhas de cloro, o que pode ter atrapalhado o levantamento. "A população tem o direito de usar a água com qualidade. É preciso conscientizar as pessoas do risco que estão correndo", ressaltou.

É preciso conscientizar as pessoas do risco que estão correndoSilvana Calado
Quase um mês após ser divulgado que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, está contaminada, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu pela retirada dos equipamentos irregulares. De acordo com o MPPE, uma operação conjunta, com data ainda não definida, será realizada para remoção dos chuveiros.

A Semas articulará operação conjunta com a Secon, Celpe, Brigada Ambiental, Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para realizar a retirada dos equipamentos da orla de Boa Viagem, conforme notificações emitidas pela Secon.

Um relatório final sobre o estudo deverá ficar pronto até a próxima sexta-feira (19). Uma cópia do documento será entregue à Prefeitura do Recife e outra ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Até o momento, não há nenhuma audiência marcada para discutir o assunto novamente com os órgãos responsáveis.

Mais lidas