Água contaminada

Chuveirões da Praia de Boa Viagem serão retirados

Paula Schver
Paula Schver
Publicado em 04/12/2014 às 15:33
Leitura:

De acordo com o MPPE, uma operação conjunta com data ainda não definida será realizada para remoção dos chuveiros / Foto: JC Imagem

De acordo com o MPPE, uma operação conjunta com data ainda não definida será realizada para remoção dos chuveiros Foto: JC Imagem


Quase um mês após ser divulgado que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, está contaminada, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu pela retirada dos equipamentos irregulares. De acordo com o MPPE, uma operação conjunta, com data ainda não definida, será realizada para remoção dos chuveiros.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) foram os órgãos que participaram do encontro nessa quarta-feira (3). A Semas articulará operação conjunta com a Secon, Celpe, Brigada Ambiental, Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para realizar a retirada dos equipamentos da orla de Boa Viagem, conforme notificações emitidas pela Secon.

O MPPE solicitou aos órgãos Secon, Apac, CPRH e CVA para que mantenham articulações com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Emlurb, a fim de analisar a possibilidade de fornecer água potável, nos termos da Portaria 2914/2011, para a utilização dos banhistas. A Compesa terá 10 dias para adotar providências de sua responsabilidade e encaminhar à Promotoria.

PESQUISA - O levantamento foi realizado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dos cursos de química industrial e farmácia. Os dados revelaram que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem possui altas concentrações das substâncias como nitratos, fósforos e coliformes fecais em taxas acima do indicado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O trabalho identificou todos os poços perfurados ao longo da praia, realizando um questionário com os barraqueiros, responsáveis pela instalação das bombas, e coletando amostras de 10 pontos, dos 78 chuveirões identificados. Duas amostras de cada chuveirão foram retiradas e submetidas a uma análise microbiológica e físico-química.

Mais lidas