Ferramenta

Aplicativo comuniQ, do SJCC, completa um ano de sucesso

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 30/11/2014 às 11:20
Leitura:

Informações sobre a cidade, como notícias sobre o trânsito, são enviadas pelos internautas / Foto: Felipe Andrade/ComuniQ

Informações sobre a cidade, como notícias sobre o trânsito, são enviadas pelos internautas Foto: Felipe Andrade/ComuniQ

Uma forma de cobrar soluções dos gestores públicos. Uma família que compartilha diariamente entre si fotos, vídeos, textos e áudios sobre os mais variados assuntos. Um canal aberto para se comunicar com as redações do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Este é o comuniQ, projeto inovador do SJCC que, há um ano, está a disposição dos pernambucanos via aplicativo para smartphones.

Na última quarta-feira (26) o comuniQ completou um ano e os motivos para comemorar são muitos. Desde o seu lançamento, a ferramenta passou por diversas melhorias, o número de usuários cresceu significantemente e muitos problemas denunciados foram solucionados. Os usuários têm vez e voz para compartilhar notícias, momentos especiais e problemas urbanos com rapidez e eficiência. E desde a última atualização, onde todas as contribuições ficam em uma timeline pública, o engajamento entre eles cresceu bastante, criando uma rede interativa.

"O resultado é fruto de um trabalho desenvolvido com muita dedicação e empenho por todos que participaram do Projeto e principalmente pelas redações do SJCC que vem abraçando as pautas enviadas. Temos muito orgulho de sermos porta voz da comunidade e ver esse resultado tão positivo em apenas um ano", conta Verônica Barros, diretora de Mercado Leitor do Jornal do Commercio. Romeu Coutinho, que faz parte da equipe do Mercado Leitor responsável por monitorar o aplicativo, diz que "os usuários abraçaram o conceito de que aquele é um espaço deles".

O aplicativo foi desenvolvido pela i2 Mobile Solutions e está disponível gratuitamente para download em dispositivos iOS e Android. Luciano Ayres, diretor da i2, explica que a fórmula do sucesso se baseia em três pilares: a inovação do JC, a tecnologia da i2 e o apoio do público. Provas desse sucesso são os diversos prêmios já ganhos pela plataforma, como o importante Oi Tela Viva Móvel e International News Media Association (INMA). "O valor do reconhecimento desses prêmios nem se compara ao reconhecimento que ganhamos do público. Nossa prioridade é o usuário do comuniQ, dando cada vez mais poder para eles", garante.

COMUNIQ 3.0 - Em breve uma nova versão do app será lançada. A grande inovação será um sistema de comentários, tornando a interação entre os usuários do comuniQ ainda mais eficaz. A versão também contará com um novo sistema de notificações e dará mais destaque ao conteúdo, com fotos e vídeos maiores na timeline. A parte de configurações também passará por mudanças, uma vez que os usuários terão a opção de permitir ou não comentários em suas postagens.

Mais lidas