Medicamentos

Farmacêuticos realizam ato no Centro do Recife contra medida provisória

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 25/11/2014 às 9:18
Leitura:

Farmacêuticos de todo o Estado se reunirão nesta terça-feira (25), às 15h, para protestar contra a Medida Provisória nº 653, que segundo a categoria inviabiliza a aplicabilidade da Lei nº 13.021, sobre a obrigatoriedade das farmácias de ter um profissional no local. 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco (Sinfarpe), Veridiana Ribeiro, a MP trata o medicamento como comércio: "Ela diz que a micro e pequena empresa não precisaria de um profissional na farmácia, mas a maioria delas se encaixa nesta classificação".

Segundo Veridiana, esta medida faz com que o uso indevido do medicamento aumente. "Somos na saúde os maiores defensores pelo uso correto do medicamento. Isto é muito sério, o abuso e exageiro vão ser instituídos", disse. 

Ainda de acordo com a presidente, estima-se que o emprego de 60% dos 4 mil farmacêuticos de Pernambuco estão em risco: "Seria um grande ataque à saúde sanitária".

A categoria deve distribuir panfletos e informar à população quais os riscos que eles correm com a medida. Os farmacêuticos realizam manifestações em todo o Brasil: "Isso não existe em nenhum país do primeiro mundo". conclui.

Mais lidas