16 dias de ativismo

Recife participa de campanha pelo fim da violência contra a mulher

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 24/11/2014 às 11:34
Leitura:

"Ser feliz. Eu vou. É meu direito". É este o nome da nova campanha pelo fim da violência doméstica e sexista contra a mulher, lançada pela Prefeitura do Recife (PCR) em comemoração ao movimento internacional de "16 dias de ativismo", que acontece de 25 de novembro a 10 de dezembro.

De acordo com a Secretaria da Mulher, o evento reforça o compromisso na construção de uma cidade igualitária. O objetivo é incentivar a denúncia dos crimes, através do "Liga, mulher", do Centro de Referência Clarice Lispector, localizado no Centro do Recife, especializado em orientar mulheres em situação de violência. A ligação é gratuita e o serviço funciona todos os dias, inclusive fins de semana, das 7h às 19h.

A campanha, que será lançada nesta terça-feira (25), será veiculada em outdoors e painéis de LED pelo Recife e nas redes sociais da PCR. Durante 16 dias, uma personagem chamada Socorro divulgará os eventos e ações promovidos na página do Facebook do órgão municipal.

No evento, será lançado o livro "Reconstruindo vidas: mulheres que romperam a violência doméstica", que retrata a história de dez recifenses que passaram por diversos tipos de violência (sexual, patrimonial, doméstica) e o relato de profissionais que lidam com o assunto.

MOVIMENTO - A campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher começou em 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres. Mais de 150 países participam, e esta tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade.

Mais lidas