Diversidade

Salão da Faculdade de Direito vira local de discussão religiosa

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 20/11/2014 às 12:15
Leitura:

Orixá Iansã foi encontrada sem cabeça / Foto: Paulo Veras/Blog de Jamildo

Orixá Iansã foi encontrada sem cabeça Foto: Paulo Veras/Blog de Jamildo

O Salão Nobre da centenária e histórica Faculdade de Direito do Recife (FDR), localizada no bairro da Boa Vista, área central do Recife, virou palco de discussão religiosa. No centro da questão, três imagens, colocadas no local por três grupos, ligados a estudantes da faculdade.

No Salão Nobre, há uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho - padroeira da instituição -, que foi doada à FDR em 2008. Divindo o espaço do aparador, estão ainda uma imagem da orixá Iansã, do candomblé, e um Papai Noel. A imagem da orixá foi doada na última segunda-feira (17) pelo o Movimento Zoada, durante eventos sobre a consciência negra na instituição, enquanto o Papai Noel de pelúcia teria sido posto pelo movimento Ocupe-se entre as duas imagens nesta quinta-feira (20). Também nesta manhã - dia em que é comemorada a Consciência Negra - Iansã foi encontrada sem a cabeça - o pedaço da peça não foi encontrado.

Próximo à orixá, estava um panfleto com os dizeres: "[Iansã] Rejeita os papéis impostos tradicionalmente pela sociedade para a mulher e se coloca como uma guerreira que sempre desperta pronta para a guerra".

Junto com o Bom Velhinho, foi anexado um texto - de suposta autoria do Ocupe-se - que foi considerado desrespeitoso por alguns estudantes. "O trenó foi impedido de entrar porque restavam vagas só na garagem dos professores, e porque veículos de tração animal não poderiam ingressar na Adolpho Cirne, num ato de homofobia disfarçada contra as renas", diz. A mensagem encerra com: "A todos, especialmente aos que defendem o fim dos símbolos regiliosos nos espaços públicos, um feliz Natal!"

Por meio da página do Facebook, o movimento informou que não foi o autor do texto e que este não reflete sua opinião: "Quem fez isso usou o nosso nome sem o nosso conhecimento".

Faculdade de Direito do Recife foi fundada no século XIX

Faculdade de Direito do Recife foi fundada no século XIXFoto: Reprodução

Em resposta ao panfleto do Papai Noel, o coletivo Além do Arco-íris escreveu, no mesmo panfleto, de caneta: "Respeito à diversidade religiosa!!" e "Universidade para todos! Sem racismo, machismo e LGBTfobia!!!".

De acordo com a coordenadora administrativa da FDR, Rejane Ramos Lima, a vigilância informou que, por volta das 6h15, a estatueta da orixá estava intacta. Às 8h, chegou ao setor de reclamações que Iansã estava sem cabeça. Ainda segundo Rejane, não é possível dizer quem foi o responsável pela quebra da estatueta. Uma reunião do conselho departamental será convocada para a sexta-feira da próxima semana para saber quais medidas serão tomadas.

A Faculdade de Direito do Recife foi fundada no século XIX por lei do imperador Dom Pedro I. Ao longo de sua história, formaram-se importantes nomes do ensino, literatura, política, etc, como o escritor Eusébio de Queiroz, o ex-governador de Pernambuco Agamenon Magalhães, o conselheiro Rosa e Silva, entre otros.

Mais lidas