Tratamento

Médicos denunciam falta de soro e vacina antirrábicos no Recife

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 30/10/2014 às 8:49
Leitura:

Raiva é fatal para os seres humanos e pode ser transmitida por animais domésticos, como cachorros e gatos, e animais silvestres / Foto: Divulgação

Raiva é fatal para os seres humanos e pode ser transmitida por animais domésticos, como cachorros e gatos, e animais silvestres Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) formalizará denúncia no Ministério Público Federal nesta quinta-feira (30) por causa do desabastecimento nas unidades de saúde do Recife da vacina e do soro antirrábicos, utilizados para prevenir e curar a raiva, doença fatal que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos por meio da saliva. 

De acordo com o presidente do conselho, Sílvio Rodrigues, a quantidade de doses da vacina diminuiu de 3 mil para 900 por mês na capital pernambucana: "O profissional tem habilidade, sabe o protocolo a ser seguido, mas o paciente tem que esperar chegar o tratamento".

Em caso de necessidade de uso do soro, os médicos foram informados de que devem preencher uma ficha do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) e encaminhar para a enfermeira de plantão, mas o soro só será administrado com a autorização do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Estado. "Este tipo de procedimento deve ser realizado imediatamente no dia do contato com o vírus".

De acordo com o Cremepe, a Secretaria de Saúde do Recife informou que em 17 de outubro tomou ciência de que o Ministério da Saúde, através da coordenação do PNI estadual, vai reduzir o envio da vacina antirrábica. "A prefeitura confirmou que existe essa dificuldade de receber o soro, por isso vamos cobrar da União. Os médicos estão preocupados", completou Sílvio.

DOENÇA - A raiva pode ser transmitida por animais domésticos, como cães e gatos, e animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos. A doença é letal nos seres humanos por atingir o sistema nervoso central.

Alguns sintomas para identificar se um animal está com o vírus são agressividade (atacando pessoas e objetivos), ou tristeza (se escondendo em locais escuros); salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco, paralisia das patas traseiras, etc.

Em caso de mordida de qualquer animal - mesmo que "conhecido" - a pessoa deve lavar o local com água e sabão, e ir ao posto de saúde mais próximo.

Mais lidas