Fiscalização

Mais de sete toneladas de alimentos apreendidas na Ceasa

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 30/10/2014 às 12:40
Leitura:

Foram apreendidos e destruídos sete toneladas e 136 kg de alimentos que estavam com validade vencida, estragados ou sendo vendidos de forma incorreta. / Foto: Divulgação

Foram apreendidos e destruídos sete toneladas e 136 kg de alimentos que estavam com validade vencida, estragados ou sendo vendidos de forma incorreta. Foto: Divulgação

Foi divulgado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30) o balanço da ação de fiscalização no Centro de Abastecimento de Pernambuco (Ceasa), que aconteceu na quarta-feira (29). Foram apreendidos e destruídos sete toneladas e 136 kg de alimentos que estavam com validade vencida, estragados ou sendo vendidos de forma incorreta. Pescados, produtos lácteos e 131 mil e 900 ovos também foram recolhidos.

De acordo com André Sérgio Dias, chefe da Unidade Estadual de Inspeção Animal da Adagro, os pontos de comércio estavam fracionando e rotulando os ovos, procedimento que vai contra as normas de segurança. "Os ovos têm que sair da granja embalados e rotulados, porque é lá que são colocados a validade e a rastreabilidade do produto, que são a segurança do consumidor", afirma. Dias ressalta que, se não fossem apreendidos, os ovos já seriam comercializados hoje, oferecendo risco à população.

A operação dessa quarta-feira foi uma ação conjunta do Ministério da Agricultura, Vigilância Sanitária do Recife, Delegacia do Consumidor, Ministério Público, Procon-PE e Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Foram fiscalizados 16 estabelecimentos com o objetivo de garantir a segurança alimentar do consumidor. O Supermercado Deskontão teve as câmaras frigoríficas interditadas e a Casa da Mussarela, estabelecimento comercial na Ceasa, foi fechada. 

Mais lidas