Polícia Federal

Três são presos na Grande Recife acusados de traficar 381 quilos de maconha

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 23/10/2014 às 7:42
Leitura:

Tabletes de maconha foram encontrados em compartimento falso de caminhonete / Foto: Polícia Federal/Divulgação

Tabletes de maconha foram encontrados em compartimento falso de caminhonete Foto: Polícia Federal/Divulgação

Três homens foram presos na noite dessa quarta-feira (22) próximo ao município de Paudalho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), acusados de traficar 381 quilos de maconha, na maior apreensão feita pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco neste ano. Aristides Moreira da Silva Neto, 34 anos, Xarliston Istoeston Firmino de Andrade, 30 anos e Carlos Eduardo Gomes Daltro, 27, foram autuados em flagrante, e no momento da prisão, os dois últimos foram baleados. 

A PF descobriu que um suspeito iria fazer uma entrega da droga, e montou equipes nos caminhos que dão acesso à cidade. Ao ver uma caminhonete estacionada em um posto de gasolina, os federais se aproximaram e constataram que a placa do veículo era de Caruaru, Agreste do Estado, mas que o motorista tinha sotaque típico de pessoas da região centro-oeste. Quando a polícia abordou Aristides, ele disse que era de Goiânia (GO), mas não soube dizer porque tinha vindo a Pernambuco.

PF apreendeu maconha, uma caminhonete, uma moto, celulares e um caderno

PF apreendeu maconha, uma caminhonete, uma moto, celulares e um cadernoFoto: Polícia Federal/Divulgação

Foi feita uma busca no Ford F350 e a PF encontrou um compartimento falso na carroceira, em que estavam vários tabletes prensados de maconha com fita adesiva, cujo peso bruto foi de 387 quilos.

Quando realizavam a apreensão, o telefone de Aristides tocou e a polícia desconfiou que seria o receptor da droga ligando. Os federais se posicionaram novamente e viram quando Xarliston e Carlos chegaram em uma moto. Ao perceber que seriam abordados, os dois tentaram fugir.

A polícia atirou nos pneus da motocicleta para tentar fazê-los parar. Um dos tiros atingiu uma das pernas do carona da moto, que acabou caindo, e foi preso por uma das equipes. Os PFs encontraram o terceiro suspeito deitado na pista alguns metros depois, também baleado.

Esta foi a maior apreensão de maconha feita pela PF em PE neste ano

Esta foi a maior apreensão de maconha feita pela PF em PE neste anoFoto: Polícia Federal/Divulgação

Carlos foi socorrido para o Hospital da Restauração, onde se recupera de uma cirurgia de reconstrução de uma artéria da perna, em estado estável. Xarliston foi levado para o Hospital Getúlio Vargas, e já recebeu alta, tendo sido encaminhado à enfermaria do Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).

Aristides e Xarliston foram autuados por tráfico de entorpecentes, e caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de cinco a 25 anos de reclusão. Ambos estão no Cotel, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual. Carlos será atuado após receber alta do hospital.

Ao todo, a PF apreendeu a droga, o veículo, a moto, seis aparelhos celulares e um caderno com anotações sobre o tráfico de drogas.

Em interrogatório, Aristides disse que recebeu a proposta de uma pessoa, não dando detalhes sobre ela. Ele informou que não sabia que estava transportando drogas, mas suspeitava. Pelo serviço, ele receberia R$ 8 mil.

BALANÇO - Esta é a 27ª apreensão de drogas feita pela PF em 2014 em Pernambuco. Já foram tirados de circulação 139,4 quilos de pasta base de cocaína, 11,8 quilos de crack, 4.900 quilos de maconha, 5,8 quilos de haxixe, 43 quilos de cocaína pura, 9 mil comprimidos de Artane, com 31 pessoas presas e um menor apreendido por envolvimento com o tráfico.

Mais lidas