Desarmamento

Quase 200 armas são entregues por mês em Pernambuco

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 23/10/2014 às 12:27
Leitura:

Entregar armas ainda deixa população insegura / Foto: Divulgação

Entregar armas ainda deixa população insegura Foto: Divulgação

Em Pernambuco, a Campanha do Desarmamento recolheu 7.440 armas e 13.610 munições entre 14 de maio de 2011 e 4 de setembro de 2014, de acordo com balanço divulgado pela Polícia Federal. Os números correspondem a sete armas entregues por dia, 49 por semana e 196 por mês. O incentivo à entrega de armas começou, há dez anos, após a implantação do Estatuto do Desarmamento.

Em 23 de outubro de 2005, foi realizado no Brasil referendo para que a população respondesse "sim" ou "não" à pergunta "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Há nove anos, quase 60 milhões de pessoas, correspondente a 63,94%, decidiram que não concordavam com a proibição. A partir do Estatuto do Desarmamento, implantado dez anos, iniciou-se a Campanha do Desarmamento, que segue até hoje, reformulada.

Apesar disto, entregar armas ainda causa desconforto entre a população, que ainda se sente desprotegida. Um empresário, que preferiu não se identificar, decidiu entregar uma arma porque estava irregular. "Eu tinha uma arma na empresa, que não tinha licença, e era usada de forma irregular. Para eu ter um porteiro que possa trabalhar armado, eu teria que atender às normas do governo; ela teria que estar legalizada, os porteiros tinham que fazer um curso, o salário dele aumentava", explicou. 

Para manter a segurança, o empresário contratou uma empresa terceirizada de segurança. "Quando surgiu a Campanha do Desarmamento, eu fui incentivado até pela mídia mesmo, e era uma oportunidade de eu me livrar dessa situação irregular", afirmou. Porém, ao lembrar o referendo, ele diz que votou a favor da proibição: "Eu concordei porque imaginava que seria diferente, que ia ter um rigor maior no controle, mas acabou que desarmou mais a população e os bandidos continuaram armados".

Em 2013, São Paulo liderou o ranking nacional de entrega de armas, com 8.511, seguido da Bahia, com 3.853, Rio Grande do Sul, com 3.641, e Minas Gerais 3.371. Pernambuco aparece na quinta colocação, com 3.110 armas entregues voluntariamente. Mas, percentualmente, somando-se o que foi entregue por população de 100 mil habitantes, Pernambuco aparece em primeiro, com 35,36%, seguido por Rio Grande do Sul, com 34,04%, e da Bahia, 27,48%.

De acordo com o chefe de Comunicação da PF-PE, Giovani Santoro, o anonimato é garantido: "A pessoa não precisa se identificar nem prestar qualquer esclarecimento. Quando realiza uma entrega, ela ainda tem direito a uma indenização que varia de R$ 150 a R$ 450, em até 48 horas em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil". Para mais informações, acesse www.entreguesuaarma.gov.br.

Mais lidas