Acessibilidade

Projeto Praia sem Barreiras é suspenso pela prefeitura em Olinda

Do NE10
Do NE10
Publicado em 09/10/2014 às 18:51
Leitura:

Somente em Olinda, cerca de 100 pessoas puderam curtir o mar com o projeto / Foto: divulgação/arquivo

Somente em Olinda, cerca de 100 pessoas puderam curtir o mar com o projeto Foto: divulgação/arquivo

Premiado nacionalmente, o projeto Praia sem Barreiras, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) está parado na praia de Bairro Novo, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O serviço que começou a ser oferecido na localidade em agosto de 2013 foi suspenso pela prefeitura olindense.

De acordo com gestão municipal, o serviço "passa por um processo de reanálise. Por esse motivo as atividades foram temporariamente suspensas". A Prefeitura de Olinda, no entanto, não especificou o que motivou a reavaliação do projeto ou quando o serviço deverá ser retomado.

Em Olinda, a ação ficava localizada em frente à Praça Duque de Caxias, com uma esteira de acessibilidade de 50 metros de comprimento e quatro cadeiras anfíbias. Doze estudantes das áreas de Turismo e Saúde da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) atuavam como monitores para o banho assistido. Os equipamentos ficavam disponíveis sempre de sexta-feira a domingo, das 8h às 12h.

Dados da Secretaria de Turismo do Estado revelam que 98 pessoas chegaram a ser atendidas, até junho deste ano, pelo Praia sem Barreiras em Olinda. Segundo a comerciante Renata Augusta, que há 12 anos trabalha na praia de Bairro Novo, era bonito ver as pessoas com deficiência tendo acesso ao mar. "As vezes a gente vê as pessoas tentando trazer os familiares que não conseguem andar até a praia. Colocam no braço, arrastam a cadeira de rodas na areia. A gente percebe a dificuldade. Com o projeto era mais fácil, mas agora faz tempo que não funciona", comentou.

Banho é assistido por estudantes da Uninassau

Banho é assistido por estudantes da UninassauFoto: divulgação/arquivo

"Olinda precisou realizar alguns ajustes para se adequar às normas exigidas para a execução do projeto. A Empetur está aguardando a conclusão dos trabalhos por parte do município para retomar a aão em Olinda", comentou o vice-presidente da Empetur, Eduardo Figueiredo.

O Praia Sem Barreiras garante a facilidade de locomoção na areia e na água para os deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida, como idosos. Além disso, profissionais qualificados acompanham o banho do participante do projeto que pode, assim, curtir um dia de sol dentro d´água.

Além de Olinda, a proposta foi implantada em outras três praias pernambucanas: Porto de Galinhas, em Ipojuca, Boa Viagem, no Recife, e Sueste, em Fernando de Noronha. O projeto existe desde janeiro de 2013 e já atendeu 1.588 pessoas.

A proposta do Governo do Estado é ampliar o serviço. A previsão é de que até o fim deste ano de 2014, o projeto chegrá às praias do Litoral Norte (Itamarcá, por exemplo) e Sul (Tamandaré), além do banho de rio no Sertão pernambucano.

Mais lidas