Energia

Paulista assume manutenção da iluminação pública do município.

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 16/09/2014 às 17:29
Leitura:

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou, nesta terça-feira (16), que desde o início de julho os serviços de manutenção da iluminação pública de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, deixaram de ser de responsabilidade da empresa e passarão a ser prestados pela prefeitura.

A Celpe continuará responsável pela manutenção de postes de distribuição e linhas de transmissão, porém a substituição de lâmpadas, luminárias e outros componentes da iluminação pública serão executadas pelo município.

A Celpe repassou todo o acervo de equipamentos, que inclui mais de 23 mil pontos de iluminação, reatores, luminárias, lâmpadas e outros equipamentos. De acordo com o gestor de convênio da prefeitura de Paulista, Ricardo Góis, além do repasse de equipamentos a prefeitura precisou investir de veículos de manutenção e comprou quatro caminhões, dois tipo muque e dois tipo plataforma, além de três caminhonetes de apoio. Ele também alertou que as reclamações e solicitações referentes à iluminação pública devem ser feitas por meio do telefone 0800 081 1527.

Além de Paulista, outras cidades no Estado também têm a manutenção da iluminação pública municipalizada, de acordo com a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia (Aneel). Na lista estão Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Abreu e Lima, entre outros.

Apesar do convênio, a arrecadação da contribuição de iluminação e o atendimento ao cliente; como emissão de segunda via da fatura, novas ligações e religação de energia de imóveis continuarão sendo de responsabilidade da Celpe.

Mais lidas