Combate

Reunião discute ações do programa 'Crack, é possivel vencer'

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 02/09/2014 às 12:57
Leitura:

96 policiais militares e 19 guardas municipais participam do programa / Foto: SDS/Divulgação

96 policiais militares e 19 guardas municipais participam do programa Foto: SDS/Divulgação

Representantes das secretarias de Defesa Social, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Prefeitura do Recife se reuniram na manhã desta terça-feira (2) para discutir ações a serem realizadas no programa "Crack, é possível vencer". A partir da próxima segunda-feira (8), o programa ganhará reforço, com o lançamento de uma base móvel de videomonitoramento, que vai atuar nos bairros de Santo Amaro, Coelhos/Coque e Ibura.

Cada bairro terá um microônibus adaptado para auxiliar as ações de policiamento nos locais de venda e consumo de crack e outras drogas. Também serão utilizados dois veículos de passeio e duas motocicletas. O pequeno centro de comando e controle dará suporte tecnológico aos profissionais de segurança pública que acompanham as imagens de câmeras de monitoramento fixadas em pontos de maior vulnerabilidade.

Três são os eixos em que atua o programa: cuidado, autoridade e prevenção. A Secretaria de Defesa Social atua no eixo da autoridade e concentrará forças no enfrentamento ao crime organizado de tráfico de drogas, contanto com a participação de 96 policiais militares e 19 guardas municipais. Também participarão profissionais da área de saúde e de assistência social, realizando um trabalho integrado para garantir os direitos do usuário de crack.

O "Crack, é possível vencer" foi lançado em 2011 em Brasília, e conta, desde agosto de 2013, com a adesão dos 27 estados brasileiros. Seu principal objetivo é atuar na prevenção e enfrentamento ao uso do crack, por meio do cuidado integral ao usuário.

Mais lidas