Confusão

Jovens fazem protesto no Centro da Juventude de Santo Amaro

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 01/09/2014 às 19:36
Leitura:

 / Foto: Rafael Carneiro / Rádio Jornal

Foto: Rafael Carneiro / Rádio Jornal

Jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro (CJ), fizeram um protesto contra o encerramento do contrato de um dos programas da instituição, na Avenida Norte, na área central do Recife. Os alunos do centro ficaram indignados ao saberem que o contrato do programa Vida Nova teria sido encerrado. Cerca de 20 pessoas jogaram pedras e atearam fogo em pneus e bancas escolares, em frente ao CJ. A Polícia Militar foi chamada para conter os jovens. O Corpo de Bombeiros (CB) apagou as chamas e liberou o local.  Durante a reportagem, alguns jovens queriam começar uma rebelião e jogaram pedras nas paredes.

Além do encerramento do contrato, os jovens reclamam sobre as más condições do local. "Falta organização e comida de qualidade", disse Diana da Silva, 25 anos, participante do centro há oito anos.

De acordo com a assessoria de imprensa do CJ, houve uma confusão dos jovens ao pensarem que, ao terminar o contrato, as atividades iriam ser encerradas. Haverá um novo contrato, ligado ao programa Vida Nova, pela Organização Social (OS), que irá ser executado e os cursos permanecerão. Também será feito um aumento do auxílio financeiro, que antes custava R$ 100 passando para R$ 200. 

O Centro da Juventude é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e oferece, entre outros serviços, cursos profissionalizantes para jovens em situação de risco, egressos do sistema prisional, quem tem histórico de problemas com droga ou passaram por exploração sexual.

VIDA NOVA - Programa ligado ao governo destinado ao atendimento para as crianças, adolescentes e adultos identificados nas ruas, que estão com os vínculos familiares rompidos, apresentem envolvimento conflituoso com substâncias psicoativas e/ou com o tráfico de drogas, em situação de violência doméstica, abuso e exploração sexual, dentre outras. 

Mais lidas