Leite materno

Semana da Amamentação começa nesta sexta com conscientização sobre doações em Pernambuco

Aline Vieira
Aline Vieira
Publicado em 31/07/2014 às 17:51
Leitura:

OMS estima que o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses pode diminuir em até 13% a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos / Foto: reprodução da internet

OMS estima que o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses pode diminuir em até 13% a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos Foto: reprodução da internet

A importância da doação de leite materno será lembrada em ações no Grande Recife a partir desta sexta-feira (1º), durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de gravidez pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento.

O RioMar realizará uma campanha de doação de frascos de vidro para armazenamento do leite, que serão entregues ao Imip, hospital de referência do Recife. Podem ser doados frascos de café, de vidro, vazios e com tampa de plástico. Os pontos de arrecadação serão nos Espaços Famílias, localizados nos pisos L1, L2 e L3 do mall. 

No dia 5 de agosto, o Hospital Memorial Guararapes (HMG) fará uma ação de conscientização na Policlínica Marinha de Melo, no bairro de em Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, a partir das 8h. Os pacientes da unidade de saúde receberão esclarecimentos sobre amamentação e assistir a uma peça teatral de fantoche e à apresentação da música “ame, amamente e ame”. No HMG, haverá rodas de conversas sobre o tema, gincanas e visita a grupos de gestantes.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) fará um seminário para profissionais da área, apresentando um balanço das atividades realizadas. De acordo com o órgão, em 2013, 8.606 mulheres fizeram doação de leite, totalizando 10,1 mil litros coletados. Isso beneficiou cerca de 10 mil meninos e meninas. No primeiro semestre deste ano, foram 3.986 mulheres doações, o que representa mais de 5 mil litros de leite humano, beneficiando 5.603 crianças.

Pernambuco tem nove bancos de leite, que estão no Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam), Maternidade Bandeira Filho, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), Hospital De Ávila, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) e Hospital Dom Malan (Petrolina). Os postos de coleta de leite são quatro, localizados na Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima, Uniame e Hospital Memorial Guararapes. 

Mais lidas