Tráfico

PF descobre 5,8 quilos de haxixe em escapamento de moto de garçom

Aline Vieira
Aline Vieira
Publicado em 31/07/2014 às 7:43
Leitura:

Polícia desconfiou da presença da droga após o pastor alemão Bak dar sinais de que estaria escondida dentro da moto / Foto: Polícia Federal/Divulgação

Polícia desconfiou da presença da droga após o pastor alemão Bak dar sinais de que estaria escondida dentro da moto Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu um garçom acusado de traficar 5,8 quilos de haxixe, resina da maconha com alta concentração de THC, uma substância que provoca efeitos alucinógenos. Welliton Fortunato Almada, 21 anos, morava no município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul, e não possuia antecedentes criminais.

A motocicleta Honda de placa de Paranhos (MS), foi parada na última terça-feira (29), em uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no bairro da Chaneca, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Nada havia sido encontrado no início, mas ao perceber os sinais do cão farejador, um pastor alemão de nome Bak, os federais questionaram se ele trazia droga escondida no veículo, mas ele negou.

Após desmontar o veículo, PF descobriu 5,8 quilos de haxixe

Após desmontar o veículo, PF descobriu 5,8 quilos de haxixeFoto: Polícia Federal/Divulgação

A moto e o condutor foram levadas para a sede da PF no Recife para que fosse realizada uma busca dentro dela, desmontando algumas partes. No sistema de escapamento, a polícia encontrou 24 tabletes do entorpecente. Além do haxixe, a motocicleta e um aparelho celular foram apreendidos.

Welliton foi preso em flagrante e autuado por tráfico interestadual de drogas. Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Ele será encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficará à disposição da Justiça Estadual do Cabo de Santo Agostinho.

Em seu interrogatório, o preso afirmou que um cliente do bar em que trabalhava, no Mato Grosso do Sul, ofereceu R$ 7 mil para que ele fizesse o transporte do haxixe até o Recife, para entregar a uma pessoa que entraria em contato no celular. Wellinton também disse que viajava há oito dias e percorreu cerca de 3.100 quilômetros de moto, com paradas em pousadas.

A polícia descobriu que a droga veio do Paraguai e seria entregue a traficantes na capital pernambucana para abastecer pontos de venda em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, Olinda e Cabo, na região metropolitana.

HISTÓRICO - Esta é a 20ª apreensão de drogas feita pela PF neste ano em Pernambuco. Até hoje, além dos 5,8 quilos de haxixe, foram tirados de circulação 139,4 quilos de pasta base de cocaína, 7,38 quilos de crack, 3.187 quilos de maconha, 17,1 quilos de cocaína pura; 26 pessoas foram presas pelo tráfico.

Mais lidas