Conteúdo

Colaboradores do ComuniQ visitam redação do SJCC

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 30/07/2014 às 13:00
Leitura:

Colaboradores ficaram sabendo de novidades sobre o aplicativo ComuniQ, que serão anunciadas em agosto / Foto: Ana Maria Miranda/NE10

Colaboradores ficaram sabendo de novidades sobre o aplicativo ComuniQ, que serão anunciadas em agosto Foto: Ana Maria Miranda/NE10

Colaboradores do aplicativo ComuniQ, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, visitaram a redação na manhã desta terça-feira (29) e quarta-feira (30) para aprender mais sobre como o conteúdo enviado por eles contribui para a atividade jornalística. Nos encontros, foram apresentadas novidades para o aplicativo para o mês de agosto. Os grupos visitaram o Portal NE10, a TV Jornal, a Rádio Jornal, JC Online e JC.

Para a diretora de mercado leitor do sistema, Verônica Barros, esse encontro é importante para que o sistema conheça este público. "É esse contato físico com as pessoas que participam conosco na produção da informação que definirá nossos próximos passos aqui. Queremos mostrar que valorizamos o conteúdo que recebemos de todos eles", afirmou.

O diretor adjunto de redação, Laurindo Ferreira, disse que o sistema criou uma dependência saudável do ComuniQ: "Nós não temos como estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e o jornalismo de hoje é muito rápido. Informações que recebemos do ComuniQ se tornaram matérias grandes".

A editora do NE10, Julliana de Melo, disse que os jornalistas trabalham com o aplicativo aberto

A editora do NE10, Julliana de Melo, disse que os jornalistas trabalham com o aplicativo abertoFoto: Ana Maria Miranda/NE10

A editora do NE10, Julliana de Melo, falou sobre a utilização do aplicativo pela internet: "Nós trabalhamos com a plataforma aberta, acompanhando o tempo todo o que está sendo postado. Por exemplo, nas matérias do JC Trânsito, neste período de greve dos rodoviários, está contribuindo muito".

O corretor Ricardo Abreu, 64 anos, disse que gostou muito da ideia de poder interagir com os profissionais: "É bom saber que nós também podemos ser produtivos por meio de denúncias. Uma vez enviei uma foto de entulhos que uma construtora colocava na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem". Ricardo observou a mudança na forma de trabalhar dos meios do SJCC: "O futuro vai ser isso aqui".

O motorista José Cristiano, 36, disse que envia conteúdo quase todos os dias: "Envio denúncias de buracos, fossas estouradas, etc. É um aplicativo muito útil, é como um microfone para o povo". Uma de suas fotos foi utilizada no Jornal do Commercio no dia seguinte ao jogo entre Alemanha e Estados Unidos na Arena Pernambuco: "Foi o dia que caiu uma chuva forte. Vi um alagamento no estacionamento do aeroporto e fiz a denúncia".

Erika Farias acompanha o ComuniQ desde que ele foi lançado

Erika Farias acompanha o ComuniQ desde que ele foi lançadoFoto: Ana Maria Miranda/NE10

A secretária executiva Erika Farias, 22, acompanha a plataforma desde que ela foi lançada. "É uma ferramenta incrível porque permite que a gente participe do cotidiano das pessoas. É uma voz do povo, onde temos liberdade para reivindicar", elogia. Entre os conteúdos compartilhados por ela estão a denúncia de buQracos em uma obra não concluída no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife e fotos de uma apresentação de cavalo marinho, com poesias e fotos do folguedo popular. Para Erika, é um privilégio visitar as redações dos meios do SJCC: "Acompanho o sistema inteiro e gosto muito da filosofia pernambucana que ele tem".

collage cortada

José Cristiano, Victor Freitas e Ricardo Abreu utilizam o ComuniQ frequentemente

O colaborador Victor Freitas, 32, vê o ComuniQ como intermediador do povo para o poder público. "Já que os governantes não escutam a população, nós nos expressamos pela mídia", afirma. Ele denunciou que carros estavam estacionando frequentemente na Avenida Caxangá, próximo a uma agência bancária, atrapalhando o fluxo da via, por exemplo.

O aplicativo está disponível para download na Apple Store, para o sistema operacional iOS e na Google Play Store, para Android.

Mais lidas