Fiscalização

Banheiro vira depósito de alimentos em supermercado do Recife

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 25/07/2014 às 11:40
Leitura:

Ação foi coordenada pelo MPPE e órgãos de fiscalização: Vigilância Sanitária, Procon, Adagro, Delegacia do Consumidor e Ipem / Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Ação foi coordenada pelo MPPE e órgãos de fiscalização: Vigilância Sanitária, Procon, Adagro, Delegacia do Consumidor e Ipem Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Quase 10 mil quilos de produtos foram apreendidos em supermercados do Recife durante a Operação "Mercado Limpo" realizada nesta quinta-feira (24). O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (25) durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Polícia Civil. Ao todo, durante a megaoperação, 12 estabelecimentos foram visitados  Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e órgãos de fiscalização: Vigilância Sanitária, Procon, Adagro, Delegacia do Consumidor e Ipem.

Um fato diferente presenciado pelos fiscais durante a Operação "Mercado Limpo" aconteceu no supermercado Novo Dia, bairro Brejo do Beberibe, Zona Norte do Recife, que armazenava alimentos dentro de um banheiro.

Alimentos impróprios para consumo e vencidos são algumas das principais irregularidades, afirma Adeilza

Alimentos impróprios para consumo e vencidos são algumas das principais irregularidades, afirma Adeilza

De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeilza Ferraz, alguns funcionários do Supermercado Novo Dia, se recusaram abrir o banheiro para os fiscais. O local estava trancado à chave. Segundo Adeilza, foi necessário usar a força policial para arrombar a porta. Quando entraram, os fiscais descobriram que banheiro também era usado como depósito para os produtos vendidos pelo estabelecimento.

Para a gerente do Procon de Pernambuco, Solange Romalho, "com o acompanhamento da Polícia Civil ficou muito melhor. Principalmente em bairros mais perigosos, onde alguns fiscais chegavam até a ser ameaçados com arma em punho", explicou.

Segundo a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeilza Ferraz, alimentos vencidos ou impróprios para consumo são algumas das principais irregularidades encontradas em boa parte dos supermercados. Ainda nesta sexta-feira (25), o supermercado RM Express foi vistoriado novamente e consegiu reabrir. O estabelecimento foi um dos interditados nessa quinta (24) e entrou em contato com a vigilância alegando ter resolvido todas as irregularidades.

MERCADO LIMPO - Nessa quinta-feira (24), foram visitados 12 supermercados pela Operação "Mercado Limpo" no Recife. Desses 12 estabelecimentos, seis foram interditados totalmente e dois, parcialmente. No total, foram apreendidas quase 10 mil quilos de produtos, em sua maioria impróprios para consumo ou fora da validade. 

Veja o vídeo do ninho de ratos encontrado pela Vigilância Sanitária do Recife no Supermercado Casa do Consumidor, no Ipsep, Zona Sul do Recife:

O delegado do consumidor, Roberto Wanderley, comenta sobre a Operação Mercado Limpo realizada nessa quinta-feira (24):

Mais lidas