Manifestação

Carroceiros protestam no Recife contra lei que proíbe tração animal

NE10
NE10
Publicado em 25/11/2013 às 16:10
Leitura:

ATUALIZADA ÀS 17H05

Cavalos e carroças ocupam as ruas do Centro do Recife, na tarde desta segunda-feira (25). Trata-se de um protesto de carroceiros, contra a lei que impede a circulação de veículos por tração animal na capital pernambucana. Os donos de carroças reclamam que a proibição vai atrapalhar o sustento das famílias.

LEIA MAIS
»
Protesto de carroceiros contra lei assinada por Geraldo interrompe sessão da Câmara do Recife

A manifestação começou na Avenida Abdias de Carvalho, após o cruzamento com a Estrada dos Remédios, no sentido subúrbio-cidade. Por volta das 16h, os carroceiros estavam na Avenida Conde da Boa Vista, já no Centro.

O protesto seguiu até a Câmara dos Vereadores, ainda na área central, onde uma comissão foi recebida pela vereadora Aline Mariano. A sessão plenária desta segunda foi interrompida pela mobilização dos carroceiros. Apenas uma faixa ficou interrompida na Rua Princesa Isabel.

protesto2
Dezenas de carroceiros bloqueiam uma faixa da Princesa Isabel (Foto: Marcela Balbino/Blog de Jamildo)

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, há aproximadamente 50 pessoas no protesto, que é considerado tranquilo. Uma viatura do 16º Batalhão acompanha a mobilização.

A lei que motivou o ato foi proposta do secretário executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal (PDT), e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) no dia 24 de outubro.

Em três meses, quem for flagrado trafegando com veículos de tração animal será multado em R$ 500. Além da multa, quem descumprir a lei terá o veículo e o animal apreendido. Os carroceiros também terão três meses para se cadastrar na prefeitura e entregar os veículos e os animais.

OUTRO PROTESTO - Os carroceiros também protestaram no último dia 4, no bairro da Mustardinha, Zona Oeste. Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação, para seguir para o Centro, porém foram dispersados antes.

Mais lidas