data

Superstição da sexta-feira 13 divide opinião de recifenses

Ne10
Ne10
Publicado em 12/09/2013 às 22:33 | Atualizado em 18/01/2023 às 10:28

Considerado como o dia do azar em muitas culturas, a sexta-feira 13 divide opiniões entre os recifenses. Enquanto uns acreditam que o dia é apenas mais um no calendário, outros correm para as simpatias, a fim de combater a má sorte causada pela data. Porém, há quem acredite que, na verdade, ela traz sorte; principalmente para quem nasceu numa sexta-feira 13. Esse é o caso do auxiliar administrativo Felipe Melo, de 28 anos, que acredita na positividade da data. "Até prova de vestibular eu já fiz numa sexta-feira 13 e o resultado foi positivo. É e sempre vai ser o meu dia da sorte", brinca Felipe.

Também existem os que acham que o azar desse dia é iminente e para isso a melhor solução é correr para as mandingas, dessas que são cravadas na cultura popular. "Hoje mesmo já comparam coisas para se proteger nesse dia", conta a comerciante Josenilda Maria, conhecida como Galega, no entorno do Mecado de São José, centro do Recife, onde possui uma loja. "As pessoas sempre procuram ervas como aroeira ou pinhão roxo para tomar um banho e afastar o mau-olhado. Sal grosso também é bem procurado", explica Galega.

Saber quer a data é "especial", de alguma forma, todos sabem. Porém, o motivo dessa peculiariedade é que diverge. Varia de cultura para cultura, de país para país. Segundo o estudo da numerologia, por exemplo, o número 13 é um número irregular, o que pode causar a má sorte. Já a sexta-feira foi o dia em que, segundo as religiões cristãs, Jesus foi crucificado, sendo assim considerada um dia de azar.