Contingência

A urna eletrônica da minha seção eleitoral quebrou. E agora?

Luana Nova
Luana Nova
Publicado em 28/10/2016 às 16:15
Leitura:

Caso a urna eletrônica da seção eleitoral venha a quebrar no dia das eleições, os mesários responsáveis são treinados para chamar uma equipe especializada, que faz a substituição dos equipamentos e garante que a votação prossiga de forma eletrônica. Para esse fim, um contingente de 550 urnas reservas estão disponíveis para os quatro municípios pernambucanos que contam com o segundo turno da votação: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru.

Apresentando qualquer tipo de defeito nas urnas eletrônicas, os mesários já são treinados para chamar a equipe técnica, de acordo com o coordenador de sistemas do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Mlexener Romeiro. "Existe uma equipe de apoio, de administração dos locais de votação, que acionam a equipe reserva, a qual é treinada para fazer todos os procedimentos de contingência. Eles vão detectar qual o problema que ocorreu e atuar conforme a situação", afirmou.

Segundo o coordenador de sistemas do TRE, cada município possui 9% de contingente reserva, a partir do número total de urnas de seção. Isso significa que para 3.286 urnas eletrônicas instaladas na capital pernambucana, há 303 de reserva. Já em Jaboatão dos Guararapes há 111 equipamentos reservas, em Olinda há 80 e, em Caruaru, 56. Ao todo, Pernambuco dispõe de 6.512 urnas eletrônicas no segundo turno do pleito - sendo 5.950 de seção e 550 de contingência. 

Ainda conforme Mlexener, no primeiro turno todos os votos foram eletrônicos. "Todos os procedimentos de contingência foram realizados com sucesso. Não houve nenhum voto manual.", afirmou, ao acrescentar que a instalação das urnas só ocorre no dia do pleito. Nos casos de ocupação dos locais de votação - como está ocorrendo nas universidades estaduais e federais do Estado em protesto dos estudantes contra reformas do Governo Federal -, há a possibilidade de as urnas não ficarem nas seções originais. "A gente distribui as urnas, e elas ficam no local de votação ou próximo. No entanto, os equipamentos serão montados no dia normalmente pelos mesários, estando no local original ou não", finalizou.

Protesto dos estudantes

A dois dias do segundo turno das eleições municipais

, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) tem uma atribuição a mais, a possibilidade de remanejar cerca de 7 mil eleitores do Recife para outros locais de votação devido à ocupação dos estudantes em prédios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

, que funcionam como seções eleitorais. Os estudantes protestam contra a PEC-241, proposta que limita o aumento dos gastos públicos à variação da inflação

, contra a reforma do Ensino Médio, dentre outras reivindicações.

Mais lidas