TRE

Preparação das urnas para o segundo turno começa nesta sexta

Luana Nova
Luana Nova
Publicado em 20/10/2016 às 17:10
Leitura:

Neste pleito, apenas os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru recebem as urnas. / Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Neste pleito, apenas os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru recebem as urnas. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Tem início nesta sexta-feira (21), o processo de preparação de urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições municipais em Pernambuco. Para este pleito, apenas os eleitores dos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru depositam o voto nos equipamentos para escolher os seus respectivos prefeitos e vice-prefeitos. Os outros 181 municípios pernambucanos elegeram os gestores no primeiro turno.

Ao todo, 5.950 urnas eletrônicas serão utilizadas nas seções eleitorais do Estado, e aproximadamente 548 urnas de contingência. A preparação é realizada urna por urna, que devem estar com os nomes dos dois representantes mais votadas na primeira etapa do pleito. Após atualizadas, as máquinas são lacradas até o dia da votação.

Segundo o cronograma do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, as zonas eleitorais de Recife (Polo 1) e Jaboatão dos Guararapes (Polo 14) começam a ser abastecidas com as urnas nesta sexta. Já em Caruaru (Polo 6), o processo de transição dos equipamentos inicia no sábado (22). Apenas na próxima semana as urnas serão preparadas em Olinda (Polo 1), na terça-feira (25). A preparação ocorre sempre nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Preparação das urnas no Brasil

De acordo com o coordenador de Sistemas Eleitorais da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, José Melo, a previsão é que cerca de 115 mil urnas eletrônicas sejam preparadas para serem usadas no próximo dia 30 de outubro em todo o País.

*Com informações do TRE e TSE

Mais lidas