TV E RÁDIO

Guia eleitoral começa nesta sexta, com propostas e ataques no Recife

MARCOS OLIVEIRA
MARCOS OLIVEIRA
Publicado em 25/08/2016 às 16:00
Leitura:

 

Imagem com os oito candidatos a prefeito do Recife / Foto: Facebook dos candidatos

Imagem com os oito candidatos a prefeito do Recife Foto: Facebook dos candidatos

 

"Programa eleitoral gratuito,

dentro de dez minutos voltaremos com a nossa programação normal" 

Para quem estava com saudade da aparição diária de uma chamada como esta acima antecipando a entrada dos políticos na televisão e no rádio pedindo voto, a longa espera de dois anos acaba nesta sexta-feira(26). A notícia não tão positiva é que a programação, logicamente, chegará também para os não saudosos, com o alento de que com a nova legislação ela terá 35 dias. Dez a menos que nas eleições passadas, até 29 de setembro, de segunda a sábado, com dois programas de 10 minutos para os prefeitos e inserções de 30 segundos a um minuto que serão divididas com os vereadores. Para a maioria dos candidatos à Prefeitura do Recife, a primeira produção servirá para apresentar a candidatura. Já alguns prometem esquentar o debate desde o início.  

No rádio, a veiculação dos blocos será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, acontecerá das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Fora a esse tempo dedicado exclusivamente aos candidatos a prefeito, os partidos têm mais 70 minutos em inserções, que podem variar de 30 a 60 segundos, cada, e serão distribuídas ao longo dos intervalos da programação normal. No mínimo, serão 140 por dia entre 5h e 24h, de segunda a domingo, com 60% para prefeitos e 40% voltadas aos vareadores.  

No Recife, o atual prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio(PSB) contará com  quase a metade do guia, 4 minutos e 48 segundos. Para este primeiro dia, o companheiro de chapa do socialista e atual vice-prefeito, Luciano Sequeira(PCdoB),  não quis adiantar os detalhes, mas afirmou que certamente será feita a apresentação da biografia do candidato e no caso dele as obras implementadas nestes quase quatro anos de gestão. "Traremos uma campanha propositiva, mostrando tudo que foi feito e também propostas novas para os próximos quatro anos", afirmou. 

Estando com o segundo maior tempo, a assessoria de João Paulo(PT), que terá 2 minutos e 33 segundos, informou que ele irá surpreender. "Vamos mostrar o homem e a obra de forma ousada", comunicaram. Sobre o que significa esse "de forma ousada", a assessoria não quis explicar. "Vamos manter suspense." 

Com 1 minuto e 15 segundos, Daniel Coelho(PSDB) afirmou que o programa, já a partir desta sexta, "focará na apresentação de propostas para a cidade chamando para a participação e contribuição dos recifenses pelas redes sociais". 

MENORES TEMPOS DE GUIA

Estratégia que também será adotada por dois concorrentes dele, no intuito de driblar o pouco tempo de exposição. Priscilla Krause(DEM) conta com 37 segundos nesta primeira campanha majoritária. "Iremos trazer a nossa mensagem de forma leve e muito objetiva, sem firula, já que a gente não tempo para firula", explica. A deputada estadual usará o primeiro programa para apresentar sua história. Já Carlos Augusto(PV), que terá 17 segundos, atesta que o guia eleitoral será importante, mas que ele levará "o debate para as conversações nas ruas e para internet".  

Os únicos que devem trazer uma postura mais forte e com críticas desde o primeiro dia são dois dos que têm menos tempo: Edilson Silva(PSOL) e Simone Fontana(PSTU). Edilson, que também é deputado estadual, afirmou que nos seus 13 segundos, além de convidar para a participação nas redes, vai criticar justamente essa "legislação eleitoral e a distribuição do tempo que impedem o debate real da cidade". 

Chama atenção a quantidade de temas que Simone Fontana disse que iria tratar em apenas 7 segundos. "Vamos criticar a corrupção, o desemprego, a  violência contra os trabalhadores", afirmou. "Mas a senhora vai falar sobre tudo isso só no primeiro programa de 7 segundos?", perguntou o repórter, para ouvir a conclusão da sorridente candidata: "Deu tempo de tudo isso, você vai assistir e vai confirmar."  A reportagem não conseguiu contato com Pantaleão(PCO), ele também terá 7 segundos. 

Mais lidas