Disputa

Aditivo químico em alimentos é tema do 2º desafio do Torneio Virtual de Ciências

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 16/09/2016 às 22:22
Leitura:

Estudantes terão que pesquisar quais quais os tipos de aditivos químicos são usados em produtos comercializados / Foto: EBC

Estudantes terão que pesquisar quais quais os tipos de aditivos químicos são usados em produtos comercializados Foto: EBC

Você sabia que os aditivos usados para conservar os alimentos alteram o seu valor nutritivo? Esse é o assunto do segundo desafio do Torneio Virtual de Ciências para os mais de 6 mil estudantes envolvidos na disputa. Promovido pelo Espaço Ciência em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o torneio, voltado para alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, conta com 102 escolas de Pernambuco inscritas, das redes pública e privada.

Os desafios, que tiveram início em agosto, são mensais seguem até o fim de dezembro. O torneio também conta com provas surpresas, que prometem esquentar a disputas.  As equipes serão pontuadas por cada tarefa cumprida e a premiação contemplará os três melhores colocados (1º, 2º e 3º) da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

O prazo para o envio da resposta do 2º desafio foi ampliado e agora deverá ser enviada para o e-mail [email protected] o link de um vídeo no Youtube até o dia 7 de outubro. Aos participantes, boa sorte! 

2º DESAFIO - Aditivos químicos dos alimentos

A legislação brasileira permite que algumas substâncias sejam adicionadas aos alimentos com o objetivo de "conservar, intensificar ou modificar suas propriedades". Esses aditivos químicos alimentares estão presentes em praticamente toda a alimentação moderna, sobretudo por sua capacidade de ampliar a validade dos alimentos. Atualmente, é obrigatório informar na embalagem de todo produto comercializado quais foram os aditivos utilizados. Entretanto, apesar de sua utilidade, há estudos que associam a utilização inadequada desses componentes a efeitos prejudiciais à saúde. Assim, todos os aditivos devem ser submetidos a estudos toxicológicos e a avaliações de segurança, obedecendo aos critérios definidos na legislação nacional e internacional.

Os aditivos químicos alteram o valor nutritivo dos alimentos. Relativamente recentes, as substâncias ficaram conhecidas entre os séculos XIX e XX, em que apareceram como uma representação de um ingrediente capaz substituí-lo. Por exemplo, em um refrigerante “laranja”, o uso de um aditivo químico (no caso, um flavorizante) substitui a laranja e consequentemente não tem fibras, nem vitamina C e vitamina A. Os aditivos químicos têm a função de mexer com a aparência (como os corantes artificiais) e consistência (como os espessantes, estabilizantes de espumas e emulsões).

 O cravo da índia, a canela e outras especiarias, embora não sejam classificados como aditivos em nossa legislação (constam como ingredientes), há muito tempo são utilizados como conservantes, além de conferir gosto e aroma aos alimentos.

 Desafio

 · Preparar um (ou mais de um) doce caseiro, do tipo pasta, como doce de banana, goiaba, caju, etc.

· A quantidade de açúcar não deve ultrapassar 10% da quantidade de polpa da fruta.

· Logo que começar a fazer o doce, dividir em duas porções: numa delas acrescentar um punhado de cravo da índia e na outra não. Depois é só concluir o cozimento dos doces, de preferência usando duas panelas iguais;

· Colocar uma pequena quantidade de cada doce em dois copos plásticos de café (ou similar);

· Manter as amostras dos doces na temperatura ambiente, em lugar seguro, isolado de insetos e outros animais;

· Observar e fotografar diariamente cada amostra durante 10 dias;

· Montar um vídeo mostrando os registros fotográficos, acrescentando uma explicação das observações realizadas no período. Comentar a razão pela qual o cravo da índia se tornou uma das preciosas especiarias (ao lado da canela, pimenta, etc.) que envolveram as grandes navegações, a "descoberta do Brasil" e o desenvolvimento do mercantilismo.

· Pesquisar em embalagens (nas casas dos alunos, numa sorveteria ou em supermercados) quais os tipos de aditivos químicos são usados em produtos comercializados. Apresentar os resultados numa tabela, inserida no vídeo, contendo a devida identificação do aditivo, sua ação e possíveis efeitos prejudiciais à saúde.

 Instruções adicionais (leia com atenção)

O vídeo, no máximo com 3 minutos de duração, deve ser postado no Youtube e o link enviado para o e-mail do torneio [email protected] (não será aceito vídeo para o e-mail, apenas o link). No e-mail é preciso identificar o nome da escola, nome dos alunos inscritos e do professor.

A partir desta rodada, as equipes poderão conquistar pontuação adicional conquistando “curtidas” para seus vídeos no Facebook do Espaço Ciência. Ao final do prazo de entrega dos vídeos, a Comissão Técnica postará os trabalhos na página. O grupo mais popular da rodada ganhará nota extra. 

Mais lidas