Conhecimento

Cinco escolas de Pernambuco são medalhistas da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 22/08/2016 às 20:37
Leitura:

Os estudantes participaram de pelo menos cinco fases eliminatórias. / Foto: Reprodução/ Facebook

Os estudantes participaram de pelo menos cinco fases eliminatórias. Foto: Reprodução/ Facebook

Das onze equipes que representaram Pernambuco na final da 8ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, pelo menos quatro foram medalhistas. A competição ocorreu no último sábado (20) na Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Os vencedores foram divulgados nesse domingo (21).

O tema 'Escola: lugar de história' levou alunos do Colégio Núcleo (medalha de prata), Colégio Boa Viagem (ouro) e Escola de Aplicação do Recife (bronze), além do Colégio Diocesano de Caruaru (bronze), no Agreste, entre os grupos que representaram Pernambuco na competição nacional. Ao todo, 10,6 mil grupos se inscreveram para participar, mas apenas 275 equipes chegaram à final, sendo cada uma delas composta por três alunos e um professor. 

Os estudantes participaram de pelo menos cinco fases eliminatórias respondendo às provas online. Apenas na última etapa, os exames foram presencialmente. Além das medalhas, os vencedores ganharam entradas para museus de todo o País, pacotes de livros, certificados, troféus e outros benefícios. 

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp. Puderam concorrer alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos), além do médio (todos os anos). Escolas públicas e particulares do País participaram do evento.

O Nordeste foi a região com maior número de equipes que disputaram a final da Olimpíada. Ao todo foram 164 equipes nordestinas. Em seguida, estão as regiões Sudeste, com 79 grupos; Norte, com 18; Centro-Oeste, 8, e Sul, com 6.

Mais lidas