Prejuizo

Tempo extra em frente às telas prejudica notas de estudantes em provas, aponta estudo

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 04/09/2015 às 17:21
Leitura:

Uma hora a mais por dia na web ou vendo TV pode derrubar notas de adolescentes em até dois níveis — de B para D, por exemplo / Foto: Divulgação

Uma hora a mais por dia na web ou vendo TV pode derrubar notas de adolescentes em até dois níveis — de B para D, por exemplo Foto: Divulgação

Adolescentes que passam uma hora a mais por dia usando a internet, assistindo à TV ou jogando games no computador arriscam ter desempenho em provas duas notas abaixo de seus colegas que não fazem o mesmo, segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge.

Em um estudo com mais de 800 estudantes entre 14 e 15 anos, os pesquisadores da universidade também determinaram que a atividade física não tem efeito sobre o desempenho acadêmico.

Como trata-se de um estudo prospectivo, no qual os pesquisadores acompanharam os estudantes ao longo do tempo para ver como diferentes comportamentos afetaram o desempenho, os cientistas afirmaram que é razoável concluir que tempo demais em frente às telas reduz os resultados acadêmicos.

"Só mensuramos isso... no décimo ano (na Inglaterra), mas é provável que isso seja um recorte confiável do comportamento normal dos participantes, então podemos sugerir sensatamente que o tempo (em frente às) telas pode ser prejudicial às notas de um adolescente", disse à agência Reuters Kirsten Corder, do Centro de Pesquisa em Dieta e Atividade da Universidade de Cambridge, que co-liderou a pesquisa.

O estudo, publicado no “International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity”, determinou que o tempo médio em frente às telas é de quatro horas por dia.

Uma hora a mais em frente à TV ou na internet na idade de 14 anos e meio foi ligada a 9,3 pontos a menos em provas na idade de 16 anos — o equivalente a uma diferença de dois níveis na nota, por exemplo, de B para D. Duas horas extras foram ligadas a 18 pontos a menos.

Mais lidas