Paralisação

Universidades suspendem aulas no Recife nesta sexta-feira

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 28/05/2015 às 20:28
Leitura:

UFPE suspendeu as atividades nos três turnos no Campus Recife da instituição / Foto: Reprodução/JC Imagem

UFPE suspendeu as atividades nos três turnos no Campus Recife da instituição Foto: Reprodução/JC Imagem

As Universidades de Pernambuco e Federal de Pernambuco emitiram nota na noite desta quinta-feira (28) informando que as aulas no Campus Recife das instituições estão suspensas para esta sexta-feira (29). A decisão foi tomada por causa da paralisação dos trabalhadores do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR), marcada para esta sexta.

A determinação de cancelamento das aulas está válida para os três turnos da UFPE. Já a UPE suspendeu as atividades apenas no período da manhã para os campi localizados no Recife e nas sedes da instituição em Camaragibe e na Mata Norte. A Universidade Federal Rural de Pernambuco ainda não se pronunciou sobre a manutenção das aulas nesta sexta.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) decidiu manter as atividades na instituição para não prejudicar o andamento do calendário acadêmico, evitando a reposição de aulas. No entanto, a Unicap informa que os alunos que não conseguirem chegar à instituição para acompanhar as aulas não serão prejudicados.

FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS: O metrô só funciona em horários intercalados, quando houver o maior pico de usuários: das 5h às 9h e das 16h às 20h. Já os rodoviários param as atividades a partir das 4h30. A previsão é de que as atividades voltem no período da tarde.

A paralisação dos metroviários e rodoviários acontece por causa do Dia Nacional de Paralisação contra o projeto de lei 4330. A proposta está em votação no Senado e prevê a ampliação da terceirização.

Além desses profissionais, também paralisam as atividades nesta sexta os servidores públicos, federais e estaduais, além da iniciativa privada como metalúrgicos, químicos e petroleiros.

Mais lidas