Paralisação

Professores da rede estadual decretam greve novamente

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 21/05/2015 às 13:49
Leitura:

 / Foto: Regina Viana/Jornal do Commercio

Foto: Regina Viana/Jornal do Commercio

Os professores da rede estadual de ensino decretaram greve novamente, após assembleia realizada nesta quinta-feira (21). A categoria não aceitou a proposta do governo de reajuste salarial de aproximadamente 7%; a proposta do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) é de reajuste de 13%.

O encontro teve início às 9h, no Clube Português, no Recife e terminou às 13h30. O objetivo era avaliar o cumprimento das propostas feitas pelo Governo e que foram apresentadas à categoria no dia 4 de maio. 

A greve foi decretada nesta quinta, mas os professores seguirão normalmente para as escolas nos próximos dias, deflagrando a greve apenas a partir do dia 29, próxima sexta-feira. 

Segundo Magna Katarine, diretora de comunicação do Sintepe, o sindicato vai enviar nesta quarta um óficio ao Governo informando a rejeição das propostas e a decretação da greve a partir do dia 29, data que acontecerá a paralisação nacional. Às 14h da tarde deste dia será feita uma assembleia em frente à Alepe. 

No dia 28, um dia antes da deflagração da greve, os professores realizam um ato dentro das escolas e usarão apenas roupas pretas. "Usaremos preto, colocaremos faixas em frente às escolas. Estaremos de luto pela educação", afirma Magna.

A Secretaria de Educação de Pernambuco emitiu nota na noite desta quinta-feira onde lamentou a decisão tomada pela categoria. Leia na íntegra o posicionamento da Secretaria:

"A Secretaria de Educação de Pernambuco lamenta a decisão tomada pela categoria de profissionais da educação em assembleia, nesta quinta-feira (21), em não aprovar proposta construída mediante diálogo na mesa de negociação. Decisão esta que prejudica a educação, os estudantes e suas famílias".

Mais lidas