Greve dos professores

Estudantes da rede estadual recebem Paulo Câmara com protesto em Timbaúba

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 23/04/2015 às 9:35
Leitura:

Estudantes receberam governador com protesto na frente de escola em Timbaúba / Foto: Franco Benites/JC

Estudantes receberam governador com protesto na frente de escola em Timbaúba Foto: Franco Benites/JC

Estudantes da rede estadual de ensino receberam o governador Paulo Câmara (PSB) em Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco, com um protesto a favor da greve dos professores. O ato acontece na frente da Escola Técnica Miguel Arraes de Alencar, onde o governador abre o seminário Todos por Pernambuco, programa criado na gestão Eduardo Campos com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação com a sociedade.

O movimento "Meu Professor Merece" foi criado como apoio às reivindicações dos professores estaduais, que decretaram greve no dia 13 de abril. Alunos gritam "Paulo Pinóquio" e "Paulo Mentirinha", além de "Governador, a culpa é sua".

Em entrevista ao Jornal do Commercio, o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amancio, disse que os alunos deveriam estar em sala de aula e não no protesto. Paulo Câmara disse que só voltará a dialogar com os professores quando a greve terminar: "Não podemos discutir neste cenário de ilegalidade".

Paulo Câmara está em Timbaúba para abrir Todos por Pernambuco

Paulo Câmara está em Timbaúba para abrir Todos por PernambucoFoto: Salatiel Cícero/Cortesia

Balanço divulgado nessa quarta (22) pela Secretaria de Educação revelou que 57% (597 escolas) não paralisaram as atividades no turno da manhã, enquanto 36% (371) paralisaram parcialmente e 7% (77) aderiram totalmente à paralisação.

GREVE - No dia 15 deste mês, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a suspensão da greve dos docentes, sob alegação de ilegalidade. A multa aplicada no caso de descumprimento era de R$ 30 mil por dia, e subiu para R$ 80 mil nessa quarta-feira (22).

Os professores pedem o pagamento do reajuste de 13,01% do piso salarial do magistério para todos os docentes. Em março, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o reajuste de 13,01% do piso salarial apenas para aqueles que tem magistério, contrariando a determinação nacional. O aumento só contempla 10% dos professores.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), ficam sem reajuste 45.750 profissionais. Estudam na rede estadual de ensino cerca de 650 mil alunos. 

Os próximos passos do movimento serão analisados em nova assembleia da categoria, que está marcada para a próxima segunda-feira (27) às 14h, na sede do Clube Português.

Acompanhe a cobertura do Todos por Pernambuco pelo Twitter do JC:

Mais lidas