Correios

Estudantes podem participar de Concurso Internacional de Cartas

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 02/02/2015 às 12:16
Leitura:

"Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer". É sobre este tema que estudantes de até 15 anos da rede pública e privada de ensino devem redigir um texto para participar do 44° Concurso Internacional de Redação de Cartas, que aceita inscrições desta segunda-feira (2) até o dia 17 de março. O concurso, promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU), é realizado pelos Correios no Brasil.

Os textos devem ser escritos à mão, com caneta esferográfica preta ou azul, em língua portuguesa, com mais de 800 palavras e em formato de carta. Para participar, o estudante vai passar por uma seleção dentro de sua escola, em que será escolhida a carta para representar a instituição. Cada escola pode inscrever, no máximo, duas redações.

O concurso terá três etapas: a estadual, a nacional e a internacional. Na do Estado, serão premiadas as três melhores redações de cada diretoria regional de Correios. O primeiro colocado vai ganhar um tablet, o segundo receberá um smartphone e o terceiro, uma câmera digital. 

Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma televisão e um troféu, e a redação do aluno vai representar o Brasil na etapa internacional, que será realizada pela UPU. As escolas também serão premiadas, com computadores e impressoras.

No ano passado, 3.674 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil participaram do concurso. A vencedora da fase estadual em 2014 foi Larissa Lúcia Dias Costa Santos, do Recife. O segundo lugar ficou com Giuliana Nunes Barbosa, de Lajedo, Agreste de Pernambuco, e o terceiro com Thaynara Vitória Lima Silva, de Jatobá, Sertão.

A vencedora nacional foi Fernanda de Souza Valente, do Amapá. Na etapa internacional, o Brasil é o 2º melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás da China, que tem cinco.

Mais lidas