Tecnologia

Equipe do Programa Robótica na Escola viaja para o Japão neste domingo

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 19/03/2017 às 15:45
Leitura:

Professores, monitores e um estudante foram convidados pelo Governo do Japão como premiação pelo 4º lugar na Competição Brasileira de Robótica. / Foto: Ronaldo Almeida/Arquivo PCR

Professores, monitores e um estudante foram convidados pelo Governo do Japão como premiação pelo 4º lugar na Competição Brasileira de Robótica. Foto: Ronaldo Almeida/Arquivo PCR

Integrantes do Programa Robótica na Escola, da Prefeitura do Recife, viajam para o Japão neste domingo (19). Eles ficarão nove dias na capital Tóquio e na província de Miyagi, no Nordeste do país, para conhecer a tecnologia, a cultura e os pontos turísticos japoneses.

A viagem foi uma premiação concedida pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão, por terem ficado em quarto lugar geral e segundo da América Latina na Competição Brasileira de Robótica (CBR), realizada em outubro de 2016, no Recife. O grupo se destacou com a programação feita para a corrida de robôs humanoides e ganhou o Prêmio Destaque na categoria Humanoid Robot Racing.

Durante a estadia no Japão, a equipe vai visitar o Instituto de Tecnologia de Tóquio, uma indústria de tecnologia em Miyagi, o Museu Nacional de Ciência e Inovação, uma ilha construída em cima de um lixão, além de diversos pontos turísticos. O grupo também vai ficar dois dias hospedado na casa de uma família japonesa para ter contato com os hábitos e cultura locais. No final, a equipe fará uma apresentação de tudo que conheceu e vivenciou no país para um representante do Ministério de Relações Exteriores do Japão.

Robótica nas escolas municipais do Recife

Desde 2014, mais de 74 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife têm acesso à tecnologia através do Programa Robótica na Escola. O programa já teve seus primeiros resultados práticos: os estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões brasileiros de robótica em 2015 e 2016, campeões estaduais em 2014 e 2016, além de oitavos colocados na olimpíada mundial de robótica, em 2016.

Cerca de R$ 32 milhões foi investido no programa, que atende desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas formações com mais de 4.500 professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes.

Mais lidas