Estudantes

Inscrições para Torneio Virtual de Ciências 2017 vão até março

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 17/02/2017 às 3:26
Leitura:

Estudantes precisam realizar desafios através de vídeos e conseguir curtidas no Facebook / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Estudantes precisam realizar desafios através de vídeos e conseguir curtidas no Facebook Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Espaço CIência está com inscrições abertas, até o dia 03 de março, para o Torneio Virtual de Ciências 2017. A competição é realizada como forma de tornar a disciplina de ciências ainda mais atrativa e prática, através da experimentação, para os estudantes do ensino fundamental e médio. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponível no site: www.espacociencia.pe.gov.br.

Cada escola pode inscrever até cinco equipes: uma em cada série – 8º e 9º anos do Fundamental e 1º a 3º anos do Ensino Médio. O torneio é composto por diversos desafios - de Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica e Astronomia -  que estimulam os alunos a criar, pensar e experimentar conhecimentos que aprendem em sala de aula. Cada etapa é registrada em vídeos feitos pelos grupos e enviados para o Espaço Ciência, que os compartilha nas redes sociais. Os competidores também precisam conseguir engajamento no Facebook, com “curtidas” e compartilhamentos dos vídeos.

Na primeira edição do evento, em 2016, os participantes fizeram experimentos a partir de sucata eletrônica, construíram equipamentos robóticos para combater o desperdício de água; calcularam a probabilidade de um pão cair com a manteiga virada para baixo; entre outras atividades. Em 2016, foram 7.052 alunos inscritos – 3.238 do Ensino Fundamental e 3.814 do Ensino Médio – de 17 municípios do estado. Foram 19% de inscritos do Sertão, 23% do Agreste e 13% da Zona da Mata. O sucesso da primeira edição foi tanto que a expectativa, para 2017, é atingir a meta de 500 escolas e 50 mil alunos.

Mais lidas