celebração

Torneio Virtual de Ciências premia escolas vencedoras

Mariana
Mariana
Publicado em 21/12/2016 às 14:14
Leitura:

A premiação aconteceu no audiório do Espaço Ciências, em Olinda / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

A premiação aconteceu no audiório do Espaço Ciências, em Olinda Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem



A manhã desta quarta-feira (21) foi de celebração para os estudantes vencedores do Torneio Virtual de Ciências, promovido pelo Espaço Ciência em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. A competição contou com a participação de alunos dos 8º e 9º anos de 102 escolas de Pernambuco das redes pública e privada, o que representa mais de 6 mil estudantes envolvidos. Estudantes das três escolas melhores colocadas (1º, 2º e 3º) da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão receberam troféus, medalhas e certificados de reconhecimento. A premiação aconteceu na sede do Espaço Ciências, em Olinda, e também presenteou os primeiros colocados com óculos 3D.

A estudante Laura Cardoso, de 14 anos, acordou de madrugada para participar do evento. Ela estuda na Escola Tomé Francisco da Silva, no município de Quixaba, no Sertão do Pajeú, distante 434 km do Recife. "Enfrentamos a estrada de madrugada para estar aqui, representando toda a turma. Aprendi muito no torneio, que envolveu toda a escola e também os nossos familiares", disse Laura, da equipe vencedora do 8º ano da região Sertão.

Para Eduardo Fernando Cunha, 14, aluno da escola Passo a Passo, em Paulista, campeã do 8º ano da Região Metropolitana, o torneio possibilitou colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. "Estudamos sobre vários assuntos para responder os desafios. O bom é que também podemos compartilhar o que aprendemos com as pessoas nas redes sociais", disse. No total, a comissão julgadora do torneio, formada por profissionais e professores convidados pelo Espaço Ciência, estabeleceu cincos desafios para os estudantes, ao longo dos últimos cinco meses. As respostas, todas em vídeo, foram postadas nas redes sociais e os trabalhos que conquistaram mais curtidas ganharam pontuação extra ao longo da competição.  

Bobby Fabisak/ JC Imagem
Além da entrega de medalhas e troféus, as turmas que ficarem em 1º lugar levaram óculos VR - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
É muito bom ver o depoimento dos alunos e professores sobre o torneio, disse Pavão - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Alunos receberam a premiação no auditório do Espaço Ciência - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Competição envolveu 102 escolas do Estado - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Estudantes comemoram resultado no torneio - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Editor do NE10, Gustavo Belarmino, e o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão - Bobby Fabisak/ JC Imagem

"Não é fácil promover a ciência e os organizadores deste torneio estão de parabéns. Estou muito feliz porque, apesar de a nossa escola não contar com um laboratório e ter perdido todo o material didático por conta das chuvas no mês de junho, os nossos alunos se empenharam e conseguiram vencer o torneio. Isso é muito gratificante", disse a professora da Escola Tabajara, na Cidade Tabajara, em Olinda, campeã do 9º ano da RMR.

Segundo o editor do Portal NE10, Gustavo Belarmino, "para o SJCC é muito importante apoiar iniciativas na área de educação, ciência e tecnologia, sobretudo neste momento em que o Brasil tanto precisa. Fazer parte de um protejo como esse, ao lado do Espaço Ciência, é muito gratificante", afirmou Belarmino, que representou o SJCC.

O diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, agradeceu a parceria. "É muito bom ver o depoimento dos alunos e professores sobre o torneio; percebemos que a iniciativa deixou frutos. Os veículos do SJCC contribuíram para dar divulgar e dar visibilidade a todo o projeto, que deve crescer no próximo ano", concluiu. 

Além da premiação do Torneio Virtual de Ciências voltado para os alunos do 8º e 9º, na manhã desta quarta o Espaço Ciência também premiou as escolas vencedoras da competição voltada para o ensino médio.

Mais lidas